Ramiros - A segunda edição da Feira Internacional de Agro-negócio da Barra do Cuanza (FABAC), no município de Belas, em Luanda, arrancou esta sexta-feira, num universo de 150 produtores e financiadores.
Sob os auspícios da Cooperativa Agropecuária e Pesca do Lombo, estão patentes stands de variedades de produtos multissectoriais como de assistência técnica, furos de água, energia solar, restauração, seguros e banca, gado, fertilizantes, sementes e instrumentos agrícolas.
Fazem parte da amostra, empresas e cooperativas agrícolas, pesca e pecuária, produtos artesanais e de artes e ofícios.
O certame ocupa uma área de mais de 30 mil metros quadrados, no campo de Golf dos Mangais e conta com expositores das províncias de Luanda, Huíla, Namibe, Cunene, Cuanza Sul, Malanje, Huambo, Benguela, Cuanza Norte e Bengo, das repúblicas da Namíbia, África do Sul e da Zâmbia, Portugal, Brasil, Botswana.
O coordenador da feira, Carlos Paiva, realça, em declarações à imprensa, a presença de empresários virados para o fornecimento de máquinas, alfaias e inputs agrícolas, bem como a presença de agentes internacionais, que vão passar a sua experiência sobre o agronegócio.
De acordo com o responsável, prespectiva-se um volume de negócio acima dos cem milhões de kwanzas, fruto da venda de produtos nacionais diversos, leilão de gados e outros contratos futuros e a troca de experiências.
Por sua vez, a administradora adjunta para Área financeira de Belas, Maria António Francisco, disse que o actual contexto é um momento importante para o sector da agropecuária, uma vez que se vão registando, na província de Luanda, em particular no município, sinais visíveis e positivos de um dinamismo importante da classe pecuária e do agronegócio.
Para os três dias, estão previstas a realização de mesas redondas sobre “O papel do agronegócio no desenvolvimento económico e social de Angola”, “ A optimização do bem-estar Rural” e a “ Gestão de cooperativas”.
Constam ainda palestras sobre “ A importância do manejo preventivo”, “ Suinicultura e o agronegócio”, entre outros temas.
O certame vai contar com também com actividades recreativas e culturais, com realce para a actuação do artista e compositor, Yuri da Cuinha.
A comuna da Barra do Cuanza está localizada a cerca de 100 quilómetros, a Sul do centro da cidade de Luanda.JG/AC