Ondjiva - Novecenta mil cabeças de gado bovino é a previsão do gado a ser imunizados contra a peripneumonia contagiosa bovina, carbúnculo sintomático e hematico, na província do Cunene, durante a campanha de vacinação animal, aberta esta sexta-feira, na localidade da Uia, município da Cahama.
A campanha visa garantir a imunidade animal, preservar o contágio das principais doenças endémicas e estimular a produção pecuária.
De acordo com o chefe do departamento de Veterinária do Cunene, Cláudio Simão, a campanha decorrerá num período de 90 dias, contando, numa primeira fase, com 59 mil doses de PPCB, 42 mil 700 de carbúnculo sintomático, 12 mil e 700 de carbúnculo hematico, 30 mil e 200 doses de febre afectosa.
A par da vacinação bovina, disse prevê igualmente imunizar mais de 20 mil animais de estimação (cães, gatos e macacos) contra raiva, estando disponíveis 15 mil doses.
Para efeito, salientou que foram criadas trinta brigadas, composta por um total de 120 técnicos veterinários, que irão trabalhar nos seis municípios da província.
Já o governador em exercício do Cunene, Apolo Ndinoulenga, ressaltou a importância da vacinação, por garantir a sanidade animal, cujo gado constitui a principal riqueza da população local.
Referiu que a saúde animal representa uma preocupação do Estado angolano, que tem envidado esforços anualmente na aquisição de vacinas para que os criadores possam de forma gratuita imunizar o rebanho.
Apelou à mobilização dos criadores no sentido de preparar as mangas de vacinação para receber os técnicos veterinários e levar o gado a fim de serem imunizados.
Dados do gabinete da Agricultura, Pecuária e Pesca, apontam o registo de mais de um milhão e 100 mil cabeças de gado controlado na província do Cunene, dos quais 78 por cento em posse de criadores tradicionais. FI/LHE/AC