Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Falta de verbas condiciona conclusão de escola de 22 salas em Ndalatando

     Economia              
  • Cuanza Norte • Quarta, 01 Março de 2023 | 14h09
Secretário de Estado das Águas, Manuel Quintino
Secretário de Estado das Águas, Manuel Quintino
Diniz Simão-ANGOP

Ndalatando– A falta de verbas está a condicionar a conclusão das obras de construção de uma escola de 22 salas de aulas, em Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, inscrita no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

As obras, iniciadas em Maio de 2020, encontram-se paralisadas desde Dezembro de 2022, devido a constrangimentos financeiros na ordem de 80 milhões de Kwanzas.

O valor resulta de custos fora do orçamento com  trabalhos não previstos no contrato.

A informação foi prestada à imprensa, pelo secretário de Estado para as Águas, na qualidade de coordenador do Grupo Técnico para Implementação do PIM no Cuanza Norte, Manuel Quintino, que desde terça-feira, avalia o grau de execução do plano na província.

Segundo o governante, houve um erro de avaliação, no inicio da obra, da parte do empreiteiro que, sem consultar o dono, consumiu  perto de 40 por cento do orçamento total, em trabalhos não previstos  no contrato.

O projecto, com um orçamento inicial de 568 milhões 192 mil e 463 kwanzas, não contemplou trabalhos de movimentação de cinco mil metros cúbicos de solos para o nivelamento do terreno onde está a ser edificada a escola, que teria sido concluída em Fevereiro de 2021.

Explicou, as obras beneficiaram da execução financeira de 90 %, do total do orçamento e conta com uma execução física na ordem dos 60 %.

Salientou que o grupo técnico vai reunir-se com o empreiteiro para analisar o possível remanejamento do projecto, com vista a salvaguardar a conclusão da obra.

Nesta sua constatação às obras do PIIM, Manuel Quintino, acompanhado pelo vice-governador para Área Técnica, Mendonça Luís e do delegado provincial do Cuanza Norte das Finanças, Erik Rodrigo, constatou o grau de execução das obras do PIIM nos municípios de Cambambe e Cazengo.

Em Cambambe, radiografou as obras do futuro centro materno-infantil do Dondo e do hospital municipal, em reabilitação e ampliação desde 2014.

Constatou, ainda, as obras de construção de uma escola de 22 salas, naquela municipalidade.

Já no Cazengo, inteirou-se, igualmente das obras de uma escola de 22 salas no bairro Catome de Cima e outra de 32, na Kipata, bem como do projecto habitacional do Quilometro Onze, na periferia de Ndalatando.

No fim, Manuel Quintino considerou, satisfatório o nível de execução dos projectos do PIIM nesses dois municípios, cujas carteiras de projectos estão muito próximas de concluir e com um grau assinalável na qualidade dos trabalhos. DS





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+