Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Antigo avançado do Benfica cria escola de futebol na Huíla

     Desporto              
  • Huíla • Quarta, 29 Janeiro de 2025 | 09h47
Equipa criada pelo antigo futebolista Zé Bula
Equipa criada pelo antigo futebolista Zé Bula
Belarmina Paulino - ANGOP

Lubango - O antigo avançado e maior goleador da história do Benfica do Lubango, Roberto Moçambique “Zé Bula”, lançou, recentemente, a sua escola de futebol e está a mobilizar recursos para transformá-la numa academia comunitária.

Forjado nas escolas do Clube Desportivo da Chibia e representou o Benfica do Lubango e o Petro do Huambo em 25 anos de carreira.

Actualmente dedica-se a ensinar o futebol  nessa escola de formação com o seu nome, que já conta com 70  crianças, dos oito aos 15 anos de idade, localizada na Centralidade da Quilemba, uma actividade que começou informalmente há dois anos, mas que foi formalizada há pouco tempo, sendo que alguns já competem no campeonato provincial, através do Sporting do Lubango, segundo Zé Bula.

Em declarações à ANGOP, realçou que a criação da academia é motivada pela dificuldade de acesso das comunidades a infra-estrutura desportivas adequadas, que são essenciais para promover a “caça” de talentos.

Destacou que vai contactar as autoridades locais e espera receber apoios, sobretudo de um espaço para adaptar o campo de treinos, pois o  esboço do projecto, que contou com o auxílio de consultores especializados já está pronto e  decorre a mobilização de ajudas financeiras  para materializar a iniciativa.

Explicou que o  projecto propõe a criação de uma Academia Comunitária de Desporto, na Huíla, que funcionará como uma cooperativa onde os membros da comunidade serão co-proprietários e os beneficiários dos serviços oferecidos.

Sem avançar o global de recursos necessários, detalhou que o projecto contempla a instalação de campos de futebol, quadras polidesportivas, pista de atletismo, salas para actividades de ginástica e artes marciais, espaço para convivência e socialização.

O mentor esclareceu que está projectada a constituição de uma cooperativa para gerir a academia e permitir uma administração democrática, transparente e sustentável, promovendo a inclusão e o empoderamento comunitário na vertente desportiva.

Referiu que  com um planeamento cuidadoso e o apoio de parceiros, este projecto pode se tornar uma referência em práticas desportivas e actividades físicas  e  do fortalecimento do espírito comunitário.

Por  esta razão, apelou às instituições públicas, privadas, nacionais e estrangeiras, sobretudo empresários a apoiar a iniciativa, pois acredita que o projecto tem potencial para transformar a comunidade.

O antigo jogador começou a carreira em 1997 no Benfica do Lubango, tendo rumado depois em 2022 para o Petro do Huambo e regressado em 2006 para os “Encarnados da Chela” onde terminou a carreira em 2010. BP/MS





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+