Luanda - Treze países confirmaram a presença no Campeonato Africano de Natação da zona IV, a ser disputado de 3 a 7 de Maio, na piscina do Alvalade, em Luanda, foi esta quarta-feira anunciado em conferência de imprensa.
Além da anfitriã Angola, trata-se da África do Sul, Botswana, Essuatíni, Lesoto, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Tanzânia, Uganda e Zâmbia, esta última campeã em título.
Entre os países membros, apenas o Zimbabwe ainda não confirmou a participação na competição, onde Angola procurará manter-se no pódio, depois do segundo lugar obtido em 2015, em Luanda, com 22 de ouro, 21 de prata e 18 de bronze.
A prova prevê o envolvimento de 320 nadadores, 80 dos quais integrantes da Selecção Nacional, sendo 60 para a natação pura (em piscina) e 20 para águas abertas (mar).
Do ponto de vista de participação, Angola marca a 10ª presença, depois da estreia em 2013, onde ocupou o 10º posto, em Lusaka, num evento que contou com o actual melhor velocista dos 100 e 200m livres, Henrique Mascarenhas, na altura com 11 anos de idade.
Para o cumprimento do objectivo de se manter no pódio, o grupo, que fica completo domingo, com a chegada dos nadadores que actuam em Portugal, Inglaterra e Espanha, trabalhará com o técnico sul-africano, Cedric Finch, na última etapa de preparação.
Entre os 80 nadadores angolanos convocados, destaca-se Lia Lima, Maria Freitas, Rafaela Santo, N’hara Fernandes, Inara Santos, Henrique Mascarenhas, Salvador Gordo, Marcos Furtado, Rafael Bredel, David Padre, Djamel Pires e Yano Elias. JAD/MC