Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Lista C promete loja de material de xadrez no Bié

     Desporto              
  • Bié • Segunda, 28 Outubro de 2024 | 11h11
Erikson Soares, candidato a lista C da federação de Xadrez
Erikson Soares, candidato a lista C da federação de Xadrez
João Wassamba-ANGOP

Cuito - O candidato da lista C à presidência da Federação Angolana de Xadrez (FAX), para o ciclo olímpico 2024-2028, Erickson Soares, vai, em caso de vitória, abrir nos próximos anos, na província do Bié, uma loja de venda de material desportivo da modalidade.

A promessa foi feita pelo seu mandatário a esta província e candidato à presidência do Conselho de Arbitragem da FAX, Adelino Correia, em declarações hoje à ANGOP, depois de apresentar o manifesto eleitoral da sua lista.

Adelino Correia fez saber que a referida loja será aberta no âmbito de um protocolo que será estabelecido com um parceiro chinês, com o objectivo de mitigar o défice de material desportivo, visando a massificação e o desenvolvimento da modalidade.

O projecto, avançou, será implementado a nível das 18 províncias do país, apesar da FAX contar apenas com 13 associações provinciais.

De acordo com a fonte, a lista que representa se propõe também em implementar um projecto que possa garantir a sustentabilidade das associações locais e a melhoria do nível da qualidade da modalidade, através da formação de formadores.

Ainda em linhas gerais, informou que o programa de acção da sua lista está focada na massificação e dinamização do xadrez nas escolas e nos estabelecimentos prisionais, para além de trabalhar na melhoria das premiações dos campeonatos.

De acordo com Adelino Correia, a lista C considera preocupante a situação actual do desporto ciência (xadrez), devido aos baixos índices que se têm registado, exigindo a sua melhoria para que esteja na ribalta a nível internacional, apesar de conquistar espaço no continente.

No seu entender, Angola tem talentos que precisam ser lapidados e que a lista C está comprometido com este desafio para trazer uma nova dinâmica e um novo paradigma no xadrez angolano.

O antigo presidente do conselho de arbitragem, no consulado de Aguinaldo Jaime, apontou também como meta o reforço da capacitação dos árbitros e a formação de novos, para que estejam a altura de ajuizar competições internacionais.

Erickson Soares, antigo mestre internacional, conhecido nas lides do xadrez como "Tubarão", concorre para o cadeirão máximo da FAX com outros quatros candidatos, nomeadamente Domingos Ferraz (Lista A), Mário Neves (B), o candidato cessante Tito Martins (D) e Abraão dos Reis (E)

As eleições estão marcadas para o próximo mês (Novembro). VKY/PLB





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+