Xadrez: Campeão cai com estrondo ante ao “puto” revelação no torneio Manguxi 

     Desporto              
  • Moxico • Domingo, 08 Setembro de 2024 | 21h32
Xadrez
Xadrez
Cedida-ANGOP

Luena - O xadrezista revelação do país na classe junior, Mateus José, justificou esse estatuto ao “derrubar” o campeão provincial em título, Donaldo Dikson, este domingo, no encerramento da 4ª ronda do torneio Manguxi, em disputa na Casa da Cultura do Luena (Moxico).

Depois de ter dado sinais de derrubar “papões” ao empatar com Donaldo Dikson, bi-campeão provincial, no récem-terminado Torneio Internacional Nelson Mandela, dessa vez, Mateus José, 16º melhor xadrezista do último Campeonato Nacional, foi mais longe e aplicou a grande surpresa da jornada do torneio Manguxi, triunfando contra o campeão em título e candidato a conquista do evento.

Aos poucos, o “puto” Mateus José, 15 anos de idade (com ELO de 1799), vai chamando para si o estatuto de “tomba gigante”, dado o facto de ter derrotado no torneio Nelson Mandela, o detentor da Taça Manguxi, Laurindo Missengo, na variante clássica da defsa Pirc.

Na altura, Laurindo Missengo atravessa um dos seus melhores momentos de forma e a liderar o ranking da região leste, apenas perdido há duas semanas para Horácio Pascoal.

Em termos de consequência, essa segunda derrota pode deitar por terra o sonho de Donaldo Dikson de conquistar, pela primeira vez, o torneio Manguxi, título que lhe foge há duas épocas.

Mas Donaldo Dikson só se queixará de si mesmo, porque nas duas derrotas que averbou no corrente torneio foi devido ao seu “excesso” de conservadorismo na abordagem dos duelos. Foi assim com Laurindo Missengo, com quem perdeu já mesmo ao cair ao pano, e o cenário repetiu-se agora com o jovem Mateus José.

Donaldo Dikson, um fiel defensor da escolha pela abertura Reti, encontrou um Mateus José que privilegia a abordagem mais agressiva, contrariando o estilo usual de Donaldo ao "abrir o jogo".

Antes de optarem a um jogo “agressivo e táctico”, na troca de peões no meio do tabuleiro, Donaldo Dikson deu a Matheus uma posição dinâmica e aberta, forçando o campeão provincial a jogar fora de sua zona de conforto.

Nessa altura Mateus conseguiu obter uma vantagem material significativa, capturando dois peões e aumentando a pressão sobre Donaldo, que, ao ripostar a jogada pela ala do rei, começou a criar um contra-jogo perigoso, utilizando bem as suas peças pesadas (torres e dama) para coordenar um ataque contra o rei do Mateus.

O ponto crítico da partida veio no lance 30, quando Mateus fez um brilhante sacrifício de dama, iniciando um ataque implacável contra o rei adversário, consumando a vitória na inteligência e na paciência.

Já o líder da prova, Laurindo Missengo, continua embalado, sendo que, na dupla jornada do fim-de-semana conseguiu igual de vitórias, com o triunfo diante de Alione Muzangueno, somando já quatro, o único invicto.

Resultados da 4ª. Jornada

Isaías Muquissi 0-1 Jeovana Ngueve

Estevão Angolar – Amilton de Sousa (não realizou)

Laurindo Missengo 1-0 Alione Muzangueno

Donaldo Dikson 0-1 Mateus José. YD

 

  

  

 

 

 

 





Notícias de Interesse

Ministro da Cultura exalta Augusto Chakaya

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 20h41

Empregadas mais de 12 milhões de pessoas em Angola

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 20h16

Plantadas trezentas árvores no bairro 4 de Março

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 19h57

+