Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Gloriosos FC domina provincial individual de xadrez

     Desporto              
  • Huíla • Domingo, 26 Março de 2023 | 09h00
Campeonato provincial de Xadrez
Campeonato provincial de Xadrez
Am[elia Oliveira

Lubango - O jogador António Mulangui, do Gloriosos FC, venceu neste sábado, no Lubango, o Campeonato Provincial Absoluto Individual de Xadrez da Huíla, ao acumular 8,5 pontos, num torneio iniciado dia 11 do mês em curso, disputado em nove jornadas.

No segundo e terceiro lugar ficaram Osvaldo David com sete pontos, do Ferroviário da Huíla e Benjamim Chimuco do Gloriosos FC, que acumulou 6,5 pontos, num campeonato em que participaram 34 atletas, dos quais uma menina. Os competidores vieram dos municípios do Lubango e da Humpata.

Em declarações à ANGOP, António Mulangui, referiu ter sido um campeonato "bem disputado", com xadrezistas mais experientes, mas ainda assim foi possível vencer e alcançar o título almejado de campeão.

O também vice-campeão da edição de 2022, de 27 anos, referiu que o actual torneio esteve com maior competitividade, tendo como partida mais difícil a com o segundo classificado, na quarta jornada.

“Agora estamos focados para o Nacional que acontece em Agosto, em Luanda, na qual vou fazer tudo que estiver ao meu alcance para representar de forma condigna a província. Tenho ainda o objectivo de ganhar, a nível local, todos os torneios que surgirem no ano em curso”, continuou, 

Apelou aos xadrezistas entregarem-se cada vez mais à modalidade, apostando mais no seu estudo para desenvolver o Xadrez nacional, a fim de terem boas participações fora de Angola.

Por sua vez, o presidente da APX- Huíla, Vicente Silva, afirmou que com o campeonato, os jogadores ganharam mais força competitiva, assim como conseguiram cumprir o calendário da Associação, apoiando os representantes para os nacionais em juvenis, juniores e em absoluto.

Salientou que o campeonato provincial, para além de apurar o representante no Nacional, afinou seis jogadores que vão no Zonal B, a decorrer em Abril, na província do Namibe.

“A competitividade foi boa houve muito equilíbrio ente os jogadores e clubes. Potenciamos ainda nos nossos representantes que vão jogar nos campeonatos juvenis no Bié e juniores na Huíla, no mês de Agosto”, manifestou.

Lamentou o facto de terem tido apenas uma menina no campeonato, pelo que estão a trabalhar na sensibilização para atrair mais mulheres a participarem nos torneios locais.

Reiterou a falta de apoios e de material nas dificuldades para realização das actividades e  expansão da moralidade em todos os municípios da província.

A edição de 2022 do campeonato decorreu no município da Chibia e participaram 23 jogadores, na qual venceu o Honorato Pungo, do Gloriosos FC. EM/MS





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+