Huambo – A Blue Vólei Clube de Luanda, vice-campeã, eliminou hoje, sexta-feira, a equipa dos Escorpiões da Boa Fé de Viana (campeã em título) nas meias-finais da 37ª edição Campeonato Nacional sénior masculino de voleibol de sala, por 3 sets-1.
Com esta vitória, a Blue Vólei Clube disputa diante do Interclube do Namibe, que eliminou, nas meias-finais, o Desportivo Mente Activa, por 3-1, a sua terceira final consecutiva na competição.
No jogo, marcado para o período da tarde de sábado, a equipa, que carrega a marca da Refriango, apresenta-se, teoricamente, favorita para conquistar o seu primeiro título.
Entretanto, a formação afecta à Polícia Nacional, que ressurge há três anos e que alcançou o quarto lugar na última edição da prova, realizada em 2022, em Benguela, mostra-se ávida em conquistar mais um troféu e juntar nos vários que tem na sua galeria, obtidos antes do interregno do voleibol de sala.
Ainda no sábado, será realizada a final do nacional sénior feminino, que, também, vai na sua 37ª edição, entre as equipas da Blue Vólei Clube e dos Escorpiões da Boa Fé de Viana.
Para chegar à final, a Blue Vólei Clube eliminou, nas meias-finais, o Sporting de Benguela, por 3 sets-0, ao passo que os Escorpiões da Boa Fé de Viana derrotaram a Pura Sport, por 3 sets-1.
Antes das finais, serão disputados os jogos para o terceiro lugar dos dois campeonatos, entre os Escorpiões da Boa Fé de Viana x Desportivo Mente Activa, em masculino, ao passo que em feminino medem forças o Sporting de Benguela e Pura Sport.
Para além dos jogos das meias-finais, foram, também, realizados, nesta sexta-feira, os jogos para as classificativas do quinto ao oitavo lugar, em masculino, entre o 4 de Junho do Huambo - Estrelinhas do Palácio da Huíla e Pura Sport –Exercito.
Os dois campeonatos, abertos no passado dia 21 e cujos jogos decorrem no pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, no interior da cidade do Huambo, contam com a participação de 18 equipas, sendo 12 masculinas e seis femininas. VKY/ALH