Luanda - A vitória de Angola sobre Espanha, por 26-21, na segunda jornada do Grupo B do torneio de andebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris2024, que decorrem em França, marca o noticiário desportivo da semana na Agência Angola Press (ANGOP).
No intervalo da partida, disputada no Pavilhão Arena Paris Sul, a equipa do país estava em desvantagem de apenas um (14-15).
Com este resultado, a campeã de África redimiu-se da derrota na estreia, quarta-feira, para os Países Baixos (Holanda), por escassos 31-34. Angola volta a jogar, terça-feira, diante da Hungria, para a terceira ronda.
Ainda das olimpíadas, o angolano André Matias apurou-se para os quartos-de-final da prova de remo dos Jogos de Paris2024, na repescagem dos 2000 metros individuais, disputado em Vaires-sur-Marne, terminando nos dois primeiros lugares da sua série.
No mesmo evento, o judoca angolano Edimilson Pedro perdeu, na sua estreia, por desqualificação, no combate frente ao Serdan Rahimov, da República do Turcomenistão.
O campeão africano, na categoria dos -66, vencia o seu adversário a 30 segundos do fim do combate, com Wazare (pontuação favorável) e com dois Shido (faltas), mas fruto das sequências de faltas, foi desqualificado na terceira penalização.
Para além do andebol, remo e judo, Angola está em França também com a canoagem, vela, natação e atletismo.
A nível interno, o futebol esteve em evidência, com 28 formadores de países africanos (CAF), a participarem, em Luanda, no Seminário para Lideres de Formação de Treinadores, promovido pela Federação Internacional (FIFA).
Da modalidade, o candidato Paulo Talaia foi eleito, em Luanda, novo presidente da Associação dos Árbitros de Futebol de Angola (AAFA), para o quadriénio 2024/28, com o propósito de unir e contribuir para solucionar os problemas da classe.
Em substituição de Orlando Pimenta, o antigo árbitro, que teve 373 votos a favor, venceu na concorrência Evaristo Sales, com apenas dois votos, após anunciar de forma oficiosa a sua desistência do pleito.
O antigo árbitro reiterou a aposta do seu elenco na solução das dificuldades que afectam a classe, no cumprimento das suas atribuições, contando para efeito, com a colaboração de todos, incluindo os membros da lista adversária
No hóquei em patins, a apresentação do português Rui Neto, na capital do país, como novo treinador da Selecção Nacional, em substituição do angolano Alberto Domingos “Jó”, bem como a convocatória das distintas equipas angolanas, para provas mundiais.
De igual modo, realce a disputa de jogos das finais do Campeonato Nacional e Taça de Angola, no Pavilhão da Cidadela, em Luanda.
O atletismo adaptado decorreu, no Estádio dos Coqueiros, onde recai domínio dos representantes das províncias de Luanda e Huambo, nas distintas especialidades. VAB