Uíge - A selecção provincial de MMA do Uíge venceu este domingo, na cidade do Uíge, a 2ª edição da Taça de Angola em juniores e seniores masculinos e femininos, com a conquista de 6 medalhas de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.
Com este triunfo, a equipa local soma o segundo título, depois de ter conquistado em 2022, na cidade de Luanda.
As medalhas de ouro, prata e bronze do conjunto local foram obtidas nas categorias de peso átomo -48 kg, peso palha -52 kg, peso mosca -56 kg, peso galo -61 kg, peso pena -65 kg, peso leve -70, peso meio médio -77, peso médio -84 e peso meio pesado 93 kg.
A selecção local superou o conjunto de Luanda que ficou na segunda posição, enquanto a equipa da Huíla conquistou o terceiro lugar.
O certame, que decorreu de 16 a 17 deste mês, no pavilhão do Futebol Clube do Uíge, contou com a participação de 68 atletas das províncias de Luanda, Uíge, Huíla, Bengo, Cabinda, Zaire, Cuando Cubango, Benguela e Huambo.
Os vencedores das respectivas categorias vão ser convocados para a pré-seleção e posteriormente para a selecção de MMA, que em Maio de 2024 vai procurar defender o título africano, na Namíbia.
Ao intervir no final do campeonato, o presidente da Federação Angolana de Artes Marciais Mistas (MMA), Armando Diogo, anunciou que a próxima edição da Taça de Angola vai decorrer na província da Huíla.
Apesar de ser uma modalidade nova no panorama desportivo do país, a Federação Angolana de Artes Marciais Mistas (MMA) controla cerca de 13 mil 987 atletas.
Por sua vez, o presidente da Associação Provincial MMA no Uíge, Euclides Cardoso, destacou a evolução significativa dos atletas locais, colocando, deste modo, 10 atletas na pré-selecção.
Classificação geral das selecções
1 – Uíge ------------ 6 medalhas de ouro, 5 de prata e 4 de bronze
2 – Luanda ---------- 6 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze
3 – Huila ---------- 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 de bronze
4 – Bengo ----------- 1 medalha de ouro, 2 de prata e 2 de bronze
5 – Cabinda –--------- 1 medalha de ouro, 2 de bronze
6 – Zaire ---------- 1 medalha de ouro, 1 de bronze
7 – Huambo ----------- 1 medalha de prata e 1 de bronze
8 – Cuando Cubango - 1 medalha de ouro
9 – Benguela -------------- 1 medalha de ouro