Luanda - O tenista Chris Lukano André é o destaque da convocatória da Selecção Nacional para participar de 17 a 22 de Junho deste ano, na “Taça Davis” - versão africana, a disputar-se nos “courts” da Academia do Kikuxi Villas Club (KVC), em Luanda, após a última presença do país em 2021.
Além do jogador de 25 anos de idade, residente na Alemanha, na lista dos cinco (5) da Federação Angolana de Ténis (FAT), a que ANGOP teve acesso, a integração também de Fernando André, Daniel Domingos (KVC), Félix André e Emerson Pedro (Jacquisa).
Dos seleccionados, Fernando André, que actualmente frequenta uma academia da especialidade nos Estados Unidos da América, é o único que já participou na edição africana da Taça Davis, em 2021, em Brazzaville, no Congo.
Segundo o documento da FAT, os competidores angolanos serão capitaneados pelo antigo praticante Nelson Miguel de Almeida, que por diversas vezes foi campeão nacional e vencedor de algumas provas internacionais.
O evento, sob égide da Federação Internacional de Ténis (ITF), organizado pela primeira vez no país, enquadrada no Grupo 4, Angola defrontará Argélia, Burundi, Camarões, Quénia, República Democrática do Congo, Rwanda e Senegal, será disputado em sistema de eliminatória directa.
Angola estreou-se nesta prova em 2001 e até à data o seu melhor registo ocorreu na edição de 2003, onde obteve o sétimo lugar. A última participação do país foi em 2021, em Brazzaville, no Congo.
A Taça Davis é o Campeonato Mundial de Ténis, por equipas nacionais masculinas (equipa principal). Conta com a participação de todos os países filiados na ITF, num total de 180.
O evento está dividido da seguinte forma:
1. Grupo Mundial, composto pelos 16 países com melhores resultados
2. 1ª Divisão, composta pelas zonas: Americana, Europeia e Asiática
3. 2ª Divisão, composta pelas zonas: Americana, Euro - Africana e Ásia/Oceânia
4. 3ª, 4ª, e 5ª Divisão composta por países Africanos dos quais Angola
VAB