Huambo – Perto de 20 membros da Associação Provincial de Ténis (APT) do Huambo concluiu hoje, sábado, um ciclo de formação sobre os fundamentos e a prática da modalidade, visando a elevação das suas competências.
A acção formativa, que contou com o apoio institucional da Federação Angolana de Ténis (FAT), é uma iniciativa da APT, no quadro dos seus objectivos de relançar a modalidade na província.
A mesma, que teve a duração de quatro dias, foi orientada pelo instrutor do Comité Olímpico Angolano (COA), Genivaldo Dias, coadjuvado antigo praticante e seleccionador nacional, Ventura Afonso Bengo.
Os participantes ao certame foram capacitados em matérias sobre o dirigismo desportivo, voluntariado, planificação geral, fundamento teórico histórico, ética e perfil do treinador, aspectos técnicos, organização de competições, planificação de treinos, estratégias e preparação psicológica de atletas.
O último dia foi reservado para as questões práticas da modalidade, como pega da raquete, a postura do atleta, drives, deslocação da direita e esquerda, tácticas, preparação, tipos de campos, regras de jogo singulares e pares.
No acto de encerramento, o presidente da APT do Huambo, Lino da Costa, fez um balanço da acção formativa que se enquadra no programa da agremiação desportiva que visa a reactivação do ténis na região.
Anunciou a realização, nos próximos tempos, de uma acção formativa para árbitros e monitores.
Por seu turno, o instrutor Genivaldo Dias apelou aos participantes para porem em práticas os conhecimentos adquiridos, de modo a contribuírem no ressurgimento do ténis no Huambo, na perspectiva da recuperação da mística do passado, tida como uma das referências da modalidade no país.
Na sua visão, a região possui condições para desenvolver a modalidade, a partir da massificação, em função das suas potencialidades económicas, recursos humanos e de infra-estruturas.
A associação provincial do ténis retomou, na última quinta-feira, o seu funcionamento, 31 anos depois, com o empossamento dos novos membros da direcção e demais órgãos gerentes.
A província do Huambo, onde são controlados mais de 60 atletas, dos sete aos 15 anos de idade, nas categorias de mini-ténis e iniciados, e inscritos nos clubes do Ferrovia do Huambo, JGM, Sport Mambroa e Benfica e Atlético Grato do Sassonde, já conquistou o quarto lugar do Campeonato Nacional, em 1982, e o segundo lugar, em 1984.
Ténis é um desporto de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro ou relva. VKY/ALH