Luanda - O vice-presidente da Federação Angolana de Ténis (FAT), João Sanda, manifestou-se, este domingo, em Luanda, crente na qualificação de Angola ao Campeonato Africano a disputar-se na Tunísia, durante o torneio Zonal, no Zimbabwe.
Em declarações à ANGOP, antes do embarque ao Zimbabwe, onde de 3 a 7 deste mês, os tenistas do país competem no Torneio Zonal, o chefe da delegação angolana afirmou terem feito uma preparação razoável, em Luanda, orientada pelo treinador João Almeida.
“Foi uma preparação possível, dadas as condições actuais. Por isso, temos a certeza da grande dedicação e o empenho dos nossos jogadores, para lutarem pelo apuramento ao Campeonato Africano da Tunísia.
O Zonal em Harare será disputado em sistema de singulares e pares. Angola participará com os combinados nacionais de Sub-14 e Sub-16, em ambos os sexos, numa caravana composta por cerca de10 tenistas.
Fazem parte da equipa, Justino Rodrigues, Carlos Fonseca e Joaquim Domingos (Sub-14), Miriam Tuluca, Mariana Costa, Ana Lemos, Daniel Domingos, Emerson Pedro e Roberto Matondo (Sub-16).
Os trabalhos de preparação decorreram por quase um mês, no Kikuxi Villas Club, em Viana, e Clube de Ténis de Luanda (CTL).
A competição estava inicialmente marcada para o passado mês de Janeiro, no mesmo local, mas foi adiada pela Confederação Africana de Ténis devido à Covid-19.
Além de Angola e do Zimbabwe, disputam o Zonal de apuramento a Namíbia, Zâmbia, Botswana, África do Sul, Lesotho, Malawi, Moçambique e Madagáscar.
A África do Sul e Zimbabwe são os principais favoritos à qualificação para a fase final do Africano.