Luanda - O olímpico angolano Santana João é o novo treinador da equipa do Interclube, para velocidade e disciplinas técnicas, após vínculo contratual de 11 anos com o Petro de Luanda, onde descobriu e formatou o atleta mais rápido do país, Marcos Santos.
Segundo o técnico, hoje (quarta-feira) à ANGOP, na capital do país, a saída do clube “petrolifero”, em que trabalhou desde 2014, para a agremiação da “polícia” resultou na apresentação de novos desafios e propostas adequadas.
De 49 anos de idade, Santana orientou Marcos Santos nos Jogos Olímpicos de Paris2024, em França, no qual tornou-se no primeiro velocista angolano a passar da fase preliminar deste evento, ao ficar em segundo lugar da quarta série dos 100m, com o tempo 10.31.
Como treinador de velocidade e disciplinas técnicas, Santana foi várias vezes campeão nacional, destacando-se, os títulos por equipas seniores de 2019 a 2023, com o seu atleta Marcos Santos (recordista nacional) a dominar as especialidades dos 100 e 200m.
O também presidente da Associação de Atletismo Municipal de Viana, no seu historial consta como atleta, desde 1995, em velocidade e triplo salto, neste último, onde foi campeão em 2002, ao serviço do Petro de Luanda.
No Interclube, clube que se transfere, é uma agremiação com tradição na modalidade no país, com destaque em prova de fundo, onde despotam nomes como Ernestina Paulino e João Cativa. JAD/VAB