Luanda - O desempenho da Selecção Nacional que permitiu a manutenção de Angola no Grupo IV de África da Taça Davis, em ténis, foi, em Luanda, enaltecido, pela secretária de Estado para o Desporto, Teresa Ulundo.
Em declarações à imprensa, no final da prova, disputada de 19 a 22 deste mês, nos campos da Academia do Kikuxi Villas Club, em Viana, na capital do país, a dirigente afirmou ter verificado um grande esforço dos jogadores para obterem resultados que dignificam o país.
Acrescentou que o nível técnico e competitivo patenteado evidenciam um trabalho árduo de todos os intervenientes, principalmente, dos treinadores e dirigentes federativos (FAT), em prol do desenvolvimento.
Também garantiu a disposição do Ministério em continuar a prestar o seu apoio na formação de praticantes, técnicos e organização de eventos do género, que beneficiam os praticantes nacionais e prestigiam o país, a nível do desporto.
Posição idêntica, foi manifestada pelo presidente da Federação Angolana de Ténis (FAT), Platini Mendes, que prometeu continuar a trabalhar para que a modalidade possa atingir níveis altos e os jogadores nacionais as conquistas internacionais.
Quanto ao último dia de competições, Angola venceu o Rwanda, por 2-1, em disputas de duas partidas de singulares e um de pares. Na primeira de singulares, houve derrota e vitória, esta na segunda, que proporcionou o empate, desfeito no desafio de dupla, favorável aos anfitriões.
Em relação a classificação, Angola ficou em terceiro lugar. O Senegal foi o primeiro, seguido pela Argélia, os dois países que pelo feito ascendem para o Grupo III. Os angolanos mantêm no Grupo IV.
A prova, contou com participação de 32 jogadores das equipas principais masculinas de Angola, Argélia, Burundi, Camarões, Quénia, RDCongo, Rwanda e Senegal. A mesma enquadra-se no calendário da Federação Internacional (ITF), sendo a primeira vez disputada em Angola.
A sua abertura, no dia 19, quarta-feira, foi feita pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, que também valorizou a sua realização no país. VAB