Luanda – As selecções nacionais de ténis (sub-14 e 16), em ambos os sexos, iniciaram, na cidade de Harare, no Zimbabwe, da pior forma o Zonal da modalidade, apesar de uma vitória numa partida de masculino.
Dos cinco jogadores angolanos na prova, que se disputa do dia 7 até 15 do corrente, nos “courts” da capital do Zimbabwe, apenas Daniel Domingos teve êxito diante do moçambicano Heric Singulani, por 2 sets a 1, com os parciais de 4/6 e duplo 6/4.
Os restantes quatro tenistas nacionais, dois masculinos e igual número em femininos, não tiveram o êxito desejado, restando-lhes os jogos em pares, que segundo o treinador João Almeida, o referido desempenho é o reflexo da falta de rodagem competitiva interna.
Depois de uma aturada preparação em Luanda, os representantes angolanos tinham como objectivo o apuramento ao próximo Campeonato Africano da categoria, em Março próximo, na Tunísia.
Chefiada pelo vice-presidente da Federação Angolana de Ténis (FAT), João Nsanda, a delegação do país é composta pelos jogadores Emerson Quitumina, Daniel Domingos, Justino Rodrigues, Mariana Costa e Ana Lemos.
Na edição anterior, também em Harare, a Selecção Nacional falhou as meias-finais da competição, em masculino.
Além de Angola, a prova da Região Austral do continente conta com representantes do país anfitrião, África do Sul, Botswana, Namíbia, Lesotho, Moçambique, Malawi e Zâmbia.