Viana - A secretária de Estado para os Desportos, Teresa Ulundo, apelou hoje (quinta-feira), em Luanda, aos participantes do Open Internacional de ténis Kikuxi, a primarem pelo espírito de “Fair Play” e respeito pelos adversários na prova, que se disputa nos campos da Academia Villas Club (KVC), em Viana.
Ao falar na abertura da competição, que conta com a presença, além de jogadores de Angola, da Namíbia, Botswana, Lesotho, Moçambique, Zimbabwe e Zâmbia, a governante considerou a pratica desportiva como uma fonte de união, que vai reforçar a amizade entre as diferentes nações no torneio.
Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de Ténis (FAT), Platini Mendes, parabenizou a iniciativa da Academia do Kikuxi pela realização do evento, sendo pretensão do órgão que dirige em inseri-lo no calendário da Federação Internacional (ITF) e da Associação Profissional (ATP).
Entre as personalidades, realce também ao presidente da Federação de Ténis de Moçambique, Jonas Alberto, e membro da Confederação Africana da modalidade (CAT).
Depois de duas edições internas, esta é a primeira internacionalização do “Open” Kikuxi, que decorre no sistema de eliminatórias directas, a melhor de três “sets”, em ambos os sexos.
Quanto à competição, neste arranque, o país anfitrião obteve um total de oito (8) vitórias e quatro (4) derrotas, nos quadros masculino e feminino, com realce ao triunfo do angolano Cleuson Tipewa sobre o moçambicano Jossefa Simão, por dois “sets” a um, com parciais de 6-2, 4-6 e 6-3. AA/VAB