Huambo – O director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto na província do Huambo, Jeremias Piedade Chissanga, destacou, esta segunda-feira, a importância da protecção social para atletas profissionais.
Em declarações à imprensa, por ocasião da apresentação e discussão da proposta de Lei sobre o Regime de Protecção Social Obrigatório dos Desportivas Profissionais, disse ser "uma oportunidade para dignificar a classe em dificuldades por falta de uma legislação afim".
Conforme o responsável, todos os desportistas são remunerados durante o exercício, mas que no fim da carreira surgem dificuldades financeiras devido a fragilidade da Lei que os devia proteger.
Por isso, defende maior celeridade no processo de auscultação dos dirigentes, agentes e atletas, para que a Lei seja aprovada e resolva os problemas dos praticantes profissionais deste sector.
Já o director nacional da Direcção Nacional de Segurança Social do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Édmino Fernando, referiu ser a actividade promovida por este departamento ministerial em conjunto com o da Juventude e Desportos.
Estão a ser auscultado diferentes parceiros em representação das províncias de Benguela, Huíla e Huambo para posterior apresentação da proposta de lei ao Conselho de Ministros.