Ondjiva – Um kit de material desportivo foi entregue, esta quarta-feira, aos reclusos do estabelecimento prisional do Peu Peu, no município de Ombadja, província do Cunene, com vista à massificação da prática desportiva junto da população penal.
Trata-se de 50 pares de equipamentos e quatro bolas, para o futebol e basquetebol, entregues no âmbito da jornada Abril Jovem, pelo Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cunene.
Na ocasião, o director do Gabinete da Juventude e Desporto do Cunene, Nelson Ndemulikuata, referiu que a entrega do material visa incentivar a prática de actividades recreativas dos reclusos nos tempos livres.
“Durante a nossa estada interagimos com a comunidade prisional, na sua maioria são jovens, e ouvimos os seus anseios, na qual despertamos a comportar-se de melhor forma para quando terminar o período de reeducação serem reintegrados na sociedade”, disse.
O responsável sublinhou que estar preso não significa o fim da vida, mas uma disciplina, citando o exemplo de Nelson Mandela, que ficou detido 27 anos, e quando foi libertado tornou-se Presidente da África do Sul.
Nelson Ndemulikuata apelou os reclusos a manterem a esperança no cumprimento das penas, mas primeiro devem evitar agir de forma negativa e se arrependerem dos erros do passado.
Por sua vez, o director adjunto do Serviço Prisionais no Cunene, superintendente prisional, Francisco Lemos, enalteceu a iniciativa, que vai permitir a inclusão de mais reclusos na prática do desporto que é benéfico para a saúde.
Já o recluso Celestino Tomás, manifestou-se satisfeito com os equipamentos que muita falta faziam, quando realizam jogos duas vezes por semana, em forma de ressocialização.
O estabelecimento conta actualmente com duas equipas formadas, sendo uma de futebol e outra de basquetebol.
A penitenciária do Peu Peu, segundo maior centro prisional da região sul do país, situa-se a 130 quilómetros da cidade de Ondjiva, e a sua população penal actual é de mil e 312 reclusos, entre condenados e em regime preventivo. PEM/LHE/VAB