Viana - O primeiro curso para treinadores de futebol de salão em Angola realiza-se em Setembro deste ano, em Luanda, numa promoção da Universidade Jean Piaget e da Federação Angolana da modalidade.
O facto foi avançado hoje (quinta-feira) durante um encontro de apresentação do curso, que estará dividido em três graus, sendo que cada um terá a duração de 100 horas, conforme recomendações da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).
Para frequência ao curso requisita-se, para o primeiro grau, idade superior aos 18 anos, ensino médio concluído e afinidade reconhecida à prática da modalidade.
Para o segundo grau exige-se o primeiro grau concluído. Quanto ao terceiro grau os participantes são obrigados a ter os dois graus.anteriores concluídos e um ano de prática como treinador em cada um deles.
A formação, cujas inscrições estão previstas para Maio, vai abordar matérias como técnica e táctica de jogo, metodologia de treino de futsal, pedagogia e psicologia aplicada ao futsal, gestão e organização de futsal, arbitragem e leis do jogo, assim como primeiros socorros.
O custo das inscrições e da frequência ao curso ainda não estão definidos. Na ocasião, o presidente da Federação Angolana de Futebol de Salão, Manuel Silvestre, manifestou-se regozijado com o facto do primeiro curso para treinadores de futsal em Angola, acontecer no seu consulado.
O dirigente desportivo disse que a união entre o desporto e a ciência representa a materialização de um sonho que espera ver continuado noutras modalidades.
Presente no acto, o selecionador nacional de futsal, Marcos Antunes, referiu que só com treinadores bem formados, o país poderá contar com bons jogadores e desenvolver a modalidade.
Marcos Antunes desafiou os treinadores de futsal existentes a voltarem a sentar na carteira para elevarem as suas competências. "É preciso ter coragem para voltar a estudar e deixar de lado qualquer sentimento de superioridade", frisou. FCC/PA/VAB