Luanda - O domínio em diversas especialidades em águas pura e abertas estiveram na base do nível competitivo dos nadadores nacionais, na 3ª edição do Meeting Internacional da capital angolana, garantiu o presidente da Associação Provincial de Natação de Luanda (APNL), Miguel Aguiar.
Em avaliação da prova, disputada de 1 a 3 deste mês, na piscina de Alvalade e Ilha do Cabo, em Luanda, o dirigente afirmou à imprensa, que teve como um dos propósitos aumentar experiência competitiva dos participantes, para que possam atingir outros patamares na carreira.
Acrescentou que a APNL vem trabalhando para a natação ganhar uma maior divulgação, massificação e visibilidade dos diversos clubes, que investem na modalidade, bem como no aumento do número de praticantes.
Para os próximos compromissos, o líder associativo augura trazer mais equipas do exterior do país e dar mais ênfase para um elevado grau de concorrência, permitindo mais dinâmica e esforço por parte dos nadadores.
Por sua vez, uma das responsáveis do evento, Suzeth Santos, reconheceu que a grande novidade da 3ª edição do Meeting de Luanda, foi a incorporação do Triatlo, sendo uma mais-valia e o grande desafio que resultou de forma positiva para a organização.
Em relação às equipas de Luanda, enalteceu os triunfos do 1º de Agosto e o Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL), que possuem nadadores mais experientes nos escalões dos juvenis e juniores, sendo mais fortes.
Sobre a delegação de Moçambique, que deu o cunho internacional ao evento, com a presença de seis nadadores, em ambos os sexos, elogiou a postura e o desempenhado da mesma, durante os três dias de competições.
O Meeting Internacional de Luanda, também alusivo aos 449 anos da capital angolana, assinalado no dia 25 de Janeiro, contou com a participação de mais de 70 praticantes.
Nas provas, em água pura e abertas, os nadadores do 1º de Agosto e do CNIL foram os principais ocupantes dos pódios nas distintas especialidades. IN/VAB