Luena - Catorze anos depois de acolher o Campeonato Nacional de Boxe, em 1988, e o de Andebol em 2010, o pavilhão gimnodesportivo "27 de Março", na cidade do Luena, província do Moxico, volta, a partir desta sexta-feira, a albergar uma prova dessa dimensão.
Localizado na rua Pioneiro Augusto Ngangula, vulgo “1ª Rua”, a infraestrutura, construída na época colonial, vai albergar de 2 a 4 de Agosto o Campeonato Nacional de Karaté-Dó nas categorias de iniciados, cadetes, júniores, séniores e veteranos em masculino e feminino,, com idades dos 10 aos 60 anos.
Com capacidade para dois mil espectadores sentados, o referido pavilhão continua a ser o maior recinto fechado para a prática de desporto de sala na província.
Apesar de carecer de uma reabilitação profunda e respectiva modernização em quase todos os aspectos, a infra-estrutura teve aprovação da Federação Angolana de Karaté-Dó (FAKD), para a realização da 32ª edição do campeonato nacional da modalidade, com previsão de mais de 100 atletas, representando todo país.
A última intervenção naquele “gigante adormecido”, ocorreu há cerca de 15 anos, em vésperas da disputa do Campeonato Nacional em Sénior feminino e masculino de andebol, em 2010, ganha pelo Petro de Luanda em feminino e Interclube em masculino.
Na altura, o "27 de Março" beneficiou da melhoria da quadra, dos gabinetes, das bancadas, iluminação interior e exterior, reestruturação dos balneários, rede eléctrica, entre outros serviços.
Apesar do seu estado de degradação, fundamentalmente, na reestruturação das bancas, melhoria do tapete, colocação de iluminação pública e reabilitação profunda das casas de banho, o multiuso tem servido para a realização de provas provinciais, principalmente, o andebol, o futsal e o xadrez.
Evento histórico
A 32ª edição do Campeonato Nacional de Karaté-Dó constitui-se num evento histórico, pelo facto de ser a primeira experiência a ocorrer na Região Leste do País (Moxico, Lunda – Sul e Lunda – Norte).
O presidente da Federação Angolana de Karaté-Dó (FAKD), Félix Simões Ferreira, disse que além de ser histórico, o evento servirá para "angariar" mais pessoas, sobretudo os jovens, para se “apaixonarem” por este desporto de luta.
Conforme o dirigente desportivo, Moxico tem evoluído muito na prática deste desporto, tendo reiterado o contínuo trabalho para dinamização desta modalidade, e garantir materiais desportivos às equipas.
Até ao momento mais de 100 províncias já estão concentradas na cidade do Luena, para o arranque da competição. LTY/TC/YD