Luanda - O técnico nacional, Paulo Macedo, afirmou esta quinta-feira, em Luanda, que Angola deve, no mínimo, chegar às meias-finais da 29ª edição do Afrobasket sénior feminino, a disputar-se de 26 de Julho a 3 de Agosto, em Abidjan, Côte d`Ivoire.
Em declarações à ANGOP, no seguimento da qualificação ao evento africano, após vitória na terça-feira sobre Moçambique, por 65-58, no torneio da zona VI, disputado no pavilhão da Cidadela, disse que, para o efeito, apresentará na próxima semana, à direcção da federação, um programa de trabalho.
Paulo Macedo defende a realização de dez ou doze jogos com adversárias de elevado nível competitivo antes da prova continental, acrescentando estar garantido um estágio preferencialmente na Europa, para o alcance de tal objectivo inicial.
O treinador garantiu que o leque de escolha de jogadoras será mais alargado, fundamentalmente para as que evoluem na diáspora que não estiveram agora no torneio qualificativo por não tratar-se de uma data FIBA
O antigo extremo-base do 1.º de Agosto é da Selecção Nacional espera que as atletas continuem a trabalhar arduamente nos respectivos clubes para se tornarem elegíveis.
No torneio de qualificação, o técnico contou com as jogadoras Italee Lucas, Luzia Simão, Isabel Fernando, Sara Caetano, Denise Pascoal, Angelina João, Nelma Cunha, Cristiana Correia, Nadir Manuel, Avelina Peso, Cristina Matiquite e Dumilde Lussati.
Na última edição, em 2023, disputada na capital do Rwanda (Kigali), as angolanas ficaram na 9.ª posição. O campeonato foi ganho pela Nigéria.
Angola soma duas conquistas nesta prova: Bamako`2011 e Maputo`2013, sob orientação do técnico Aníbal Moreira. WR/MC