Luanda - O treinador de boxe da selecção de Samoa, Lionel Elika Fatupaito, morreu na Vila Olímpica, na manhã de sexta-feira, dia da abertura das Olimpíadas, em Paris.
A notícia foi confirmada pelo presidente do Comité Olímpico nacional do país, Paua Talalaleiei Punga.
A Associação Internacional de Boxe (IBA, na sigla em inglês) publicou nota de pesar sobre a morte do treinador.
"Estendemos nossas condolências à família, amigos e colegas de Lionel Elika Fatupaito, treinador nacional de boxe de Samoa, que faleceu tragicamente durante Paris 2024”.
“A paixão e dedicação de Lionel pelo esporte deixaram uma marca indelével na comunidade do boxe. Seu legado vai continuar a inspirar futuras gerações. Nossos pensamentos e preces estão com o Time Samoa e todos os afectados por esta perda profunda", diz a nota.
- Lionel era um dos melhores treinadores de boxe de Samoa e um grande fiel das Olimpíadas. Nossos pensamentos e de toda a comunidade esportiva samoana estão com a família de Lionel, seus boxeadores e amigos. Sentiremos muito sua falta - declarou Paua Talalaleiei Punga.
Lionel Elika Fatupaito tinha 60 anos de idade. Segundo a agência de notícias AFP, a morte foi declarada por "causas naturais" após o treinador sofrer uma parada cardíaca. VAB