Selecção Nacional com duas novidades na "operação" Mundial

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 21 Maio de 2024 | 19h28
Selecção Nacional de Futebol de Angola
Selecção Nacional de Futebol de Angola
DR

Luanda - Os avançados Manuel Benson, do Burnley da Inglaterra, e Randy Nteka, do Royo Vellecano de Espanha, são as principais novidades na Selecção Nacional de futebol, hoje convocada para os jogos com Eswatini e Camarões, a sete e 11 de Junho, qualificativos para o Mundial/2026, nos Estados Unidos da América, Canadá e México.  

De 27 anos de idade, Manuel Benson, que cresceu na Bélgica, actua como ponta esquerda na Primeira Liga Inglesa, tendo marcado 14 golos na época passada.

Benson jogou em vários clubes do campeonato belga, nomeadamente, Genk, Royal Antwerp e Lierse, além da França, em que esteve vinculado ao Zowlle. 

Por sua vez, Randy Nteka, também de 27 anos, fez a formação no futebol espanhol, e destacou-se no Elche (2022-23) e Fuenlabrada.

Da convocatória, realce para a integração do médio Domingos Andrade, do Felgueiras de Portugal, e o regresso do defesa Cleyton da Mata, do Lyon de França, bem como as ausências de Ary Papel e Bastos Quissanga, do Al Akhdar da Líbia e Botafogo do Brasil, respectivamente.    

Composta por 28 futebolistas, a convocatória ficou ainda marcada com a integração de apenas cinco jogadores do Campeonato Nacional (Girabola), contra os 23 que actuam no exterior do país.

Trata-se dos guarda-redes Neblú, do 1º de Agosto e Landu Langanga (Sagrada Esperança), do defesa Eddie Afonso (Petro de Luanda), do médio Megue (Petro de Luanda) e do avançado Gilberto (Petro de Luanda).

Na diáspora, o técnico Pedro Gonçalves chamou o guarda-redes Dominique (Etoile da Suíça), os defesas Cleynton da Mata (Lyon), Kialonda Gaspar (Estrelade  Amadora), Jonathan Buatu (Gil Vicente), Jordy Gaspar (PAU FC).

Foram igualmente convocados David Carmo (Olympiacos), Sandro Cruz (GD Chaves), Jonas Ramalho (Al-Ahly Club do Barém) e Núrio Fortuna (Gentda Bélgica).

Os médios Fredy (Eyupsor da Turquia), Maestro (Demirspor da Turquia), Show (Maccabi Haifa do Israel),  Randy Nteka (Rayo Vallecano), Marcos Silva (União Leiria), Estrela (Erzurumspor da Turquia) e Domingos Andrade (FC Felgueiras de Portugal) fazem igualmente parte da selecção.

Completam a lista os avançados Zito Luvumbo (Cagliari de Itália), Milson (Maccabi Tel Aviv de Israel), Gelson Dala (Al Wakrah do Qatar), Mabululu (Al Ittihad SC do Egipto), Depú (Gil Vicente), Lucas João (UmmSalal SC do Qatar) e Manuel Benson (Burnley da Inglaterra). 

O grupo tem a concentração e início dos trabalhos marcados para o dia 27 deste mês, em Luanda.

Com dois (2) pontos, Angola está no quarto lugar do Grupo D, liderado pelos Camarões (4pts), secundado por Cabo Verde (4pts).

A Líbia é terceira, com 4 pontos, as Ilhas Maurícias, quinto (1pt) e Eswatini é sexto, sem pontuar.  A única vez que Angola esteve num Mundial foi em 2006, na Alemanha. JAD/VAB

 



Tags


Notícias de Interesse

Estádio do Recreativo do Libolo apto para Girabola

 Sábado, 07 Setembro de 2024 | 19h54

FCKS poderá estar interligada à subestação do Sumbe

 Sábado, 07 Setembro de 2024 | 19h44

Conferência de Quadros constitui destaque social da semana

 Sábado, 07 Setembro de 2024 | 18h48

Futsal:Definidos os catorze para o Mundial do Uzbequistão

 Sábado, 07 Setembro de 2024 | 18h47

Nhakatolo Ngambo torna-se 6ª rainha do povo Luvale

 Sábado, 07 Setembro de 2024 | 18h45

+