Luanda - Após a conquista do Campeonato Africano das Nações (CAN´2024), melhorar a classificação no Ranking Mundial será o maior desafio da selecção nacional de andebol sénior feminino, segundo a antiga praticante, Odeth Tavares.
Para a deputada da 7.ª Comissão da Assembleia Nacional, que responde pela Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos, já é momento de trabalhar visando uma melhor classificação no Campeonato do Mundo de 2025, na Alemanha e Holanda.
Em declarações à ANGOP, no domingo (8), na recepção das campeãs africanas, após a conquista do 16.º título, a parlamentar pela bancada do MPLA disse que a ascensão no mundial é possível ante as favoritas europeias.
A ex-capitã do combinado nacional destacou a elevada superioridade de Angola no CAN, decorrido na RDC, onde terminou apenas com vitórias expressivas.
Na final de sábado (7), em Kinshasa, Angola goleou a congénere do Senegal, por 37-18 (13-8).
Fruto da hegemonia de longos anos de Angola, a antiga presidente da Associação Angolana a Mulher e o Desporto reiterou ser hora de maior aposta fora de África.
Apontou como meta os mundiais e Jogos Olímpicos, este último a disputar-se em 2028, em Los Angeles (EUA).
“Não podemos pensar mais em África. Vamos agora lutar para estar entre as melhores selecções do mundo, quiçá no pódio”, frisou, alertando, no entanto, que para tal é necessário muita dedicação e trabalho colectivo.
Odeth Tavares recordou ser o Executivo o principal patrocinador do desporto nacional, mas espera que entidades privadas possam igualmente prestar apoio.
Para ela, apostar no desporto é, também, uma forma de combater a pobreza, a delinquência, fundamentalmente juvenil, bem como a gravidez precoce.
Referiu que a actividade desportiva proporciona uma convivência saudável dentro de uma sociedade, porque primeiro forma grandes homens e depois grandes atletas, que conseguem dar o devido sustento às respectivas famílias.
Maria Odeth Sanches Tavares, de 48 anos de idade, conquistou vários títulos africanos pela selecção nacional e pelo 1.º de Agosto.
Disputou os Jogos Olímpicos de Atenas´2004 (Grécia) e Beijing´2008 (China). IN/MC