Mbanza Kongo – Oito novos jogadores poderão reforçar a equipa de futebol Clube São Salvador do Kongo (CDSSK) do Zaire, visando a sua estreia no campeonato nacional de futebol da primeira divisão, Girabola 2023/2024.
Trata-se de guarda-redes, avançados, meio campistas e defesas, de acordo com o secretário-geral da equipa de Mbanza Kongo, André Vuvo Marques.
Em declarações esta quinta-feira à ANGOP, o responsável explicou que os oito reforços já trabalham sob o comando do técnico Joaquim Finda Moser.
Sem citar nomes, precisou que os novos atletas são provenientes do Petro de Luanda, 1º de Agosto e da equipa Luanda City.
Acrescentou que decorre, actualmente, o processo de triagem dos atletas que irão integrar os 26 jogadores para a presente época futebolística.
Ao todo, disse, estão disponíveis 78 atletas candidatos às ordens do técnico da equipa, Joaquim Finda Moser, cuja renovação, para mais uma época, está já confirmada.
Informou que apenas um atleta dos que consagraram a subida da equipa para o campeonato principal de futebol (Girabola) foi dispensado, por opção técnica, podendo este e outros jogadores integrarem o escalão B da equipa konguesa.
Campo Álvaro Buta acolhe jogos do Girabola
A fonte assegurou que o campo Álvaro Buta, localizado na periferia da cidade de Mbanza Kongo, vai ser a casa oficial dos jogos da sua equipa para o Girabola, dissipando assim os rumores de que a cidade do Uíge seria o palco do São Salvador do Kongo para os jogos em casa.
Assegurou que, das exigências ou recomendações da Federação Angola de Futebol (FAF), que consistem na melhoria das bancadas, o Governo provincial e a direcção da equipa já estão a trabalhar na montagem de assentos metálicos no referido estádio que tem a capacidade de 3 500 espectadores.
“Quero tranquilizar os adeptos, a massa associativa e o público em geral, que os jogos do São Salvador do Kongo serão realizados na nossa casa, no campo Álvaro Buta”, reiterou.
Despesas para o Girabola avaliadas em Kz 512 milhões
Quinhentos e 12 milhões de kwanzas são necessários para uma participação exitosa do Clube Desportivo São salvador do Kongo, na presente época futebolística.
Segundo o responsável, o montante inclui despesas para a reabilitação e apetrechamento da sede social do clube, em Mbanza Kongo, aquisição do equipamento informático, meio de transporte de apoio à direcção e equipa técnica.
Explicou que o elenco directivo continua a encetar contactos com diversas empresas privadas para um possível patrocínio, tendo assegurado que, no tocante ao autocarro para o transporte da equipa, o Governo local se predispôs em solucionar este problema.
O São Salvador do Kongo, União de Malanje e Kabuscorp do Palanca são as três equipas que ascenderam ao primeiro escalão do campeonato nacional de futebol (Girabola 2023/2024), em substituição das despromovidas Sporting de Benguela, ASK Dragão do Uíge e Cuando Cubango FC, este último clube desistiu da sua participação na passada época desportiva.
O Girabola 2023/2024 arranca a 15 de Setembro. DA/PMV/JL