Moçâmedes - o município de Moçâmedes, na província do Namibe, acolhe, a partir de hoje, sexta-feira (21), até domingo (23), o zonal Centro e Sul de ginástica, com a participação de oito equipas nas categorias infanto-juvenil, júnior e sénior.
A prova, que junta cerca de 200 ginastas, será disputada nas especialidades de trampolim, artística, rítmica e aeróbica.
Na abertura do evento desportivo, Elsa Pitra, presidente da Federação Angolana de Ginástica (FAG), agradeceu a disponibilidade do Governo do Namibe em albergar o zonal, tendo sublinhado que a organização é uma demonstração que existe um comprometimento com o desporto e a juventude.
"A disponibilidade do Governo, em acolher o evento desportivo, vai incentivar outros governos a albergarem campeonatos, para o bem do nosso desporto", disse.
Por sua vez, o governador do Namibe, Archer Mangueira, afirmou que a ginástica é uma modalidade bem praticada na província, a julgar pelos resultados que tem estado alcançar, quer nas provas nacionais, como internacionais.
O dirigente salientou que o Governo vai continuar apostar fortemente na modalidade, para que o Namibe continue a ser bem representado.
"Gostaria de aproveitar, a oportunidade para pedir a todos praticantes, que façam deste campeonato uma verdadeira festa em prol do nosso desenvolvimento, uma festa de irmandade mútua", frisou.
Apelou ainda, o "fair play" entre as equipas, tendo a certezas que o regional Centro e sul será uma referência para a ginástica no país.
A troca de experiência e avaliação do desempenho competitivo, marca o campeonato da zona Centro e Sul, que conta com a participação das provincias do Namibe, Huila, Huambo, Cunene, Lunda sul, Benguela e Cuanza Sul. FA/VAB