Luanda - A vice-presidente da Federação Angolana de Andebol (FAA), Nair Almeida, foi recentemente nomeada presidente da Comissão de Desenvolvimento da Confederação Africana da modalidade (CAHB).
Ao confirmar o facto esta terça-feira à ANGOP, Nair Almeida adiantou que a nomeação, para o período de 2021-2025, ocorreu durante uma reunião, este mês, do Comité Executivo do organismo continental.
Esta é a segunda vez que um angolano preside a uma comissão especializada do órgão reitor do andebol em África, depois de Pedro Godinho, entretanto reeleito como segundo vice-presidente da CAHB, no Congresso ordinário da organização, para mais um mandato de quatro anos.
Nascida em Benguela, Nair Almeida começou a jogar em 1995, na Escolinha de Andebol da Restinga, no Lobito, com passagem também pelo Clube Desportivo da ENANA.
Chegou a Luanda com apenas 18 anos, tendo conquistado, ao longo da sua carreira, cerca de 60 títulos, feitos que fazem da jogadora, actualmente com 37 anos de idade, uma das maiores referências do andebol em Angola e em África.
Com uma carreira recheada de títulos continentais, participações em campeonatos do mundo, africanos, jogos olímpicos e pan-africanos, integrou a selecção nacional que conquistou o inédito sétimo lugar, no campeonato do mundo de França, em 2008.
Acualmente, a antiga jogadora ocupa, também, o posto de vice-presidente da Associação Angolana a Mulher e o Desporto (AMUD).