Luanda - Os chefes das delegações de Moçambique e de Portugal enalteceram, neste domingo, na capital do país, a “excelente” organização do Meeting Internacional de Natação de Luanda, no âmbito dos 447 anos da fundação da cidade angolana.
Em declarações à ANGOP, no encerramento da competição, na praia da Ilha do Cabo, o moçambicano Rui Xavier reconheceu o trabalho da Associação Provincial da modalidade de Luanda, liderada por Suzeth dos Santos.
Acrescentou que o evento, que marcou o 25 de Janeiro, dia da Kianda, teve boa organização, a partir da recepção condigna das duas delegações estrangeiras, designadamente, de Moçambique e de Portugal.
“O que podemos notar é que tudo começou na recepção das duas delegações no aeroporto, até as provas, que foram realizadas num lugar, onde a piscina é de alta qualidade”, reiterou.
Apesar disso, Rui Xavier referiu que seria bom se o torneio tivesse maior presença de equipas estrangeiras, dado o seu carácter internacional.
O Clube Desportivo Tubarão de Maputo (Moçambique) veio na prova com nadadores de formação, com idades compreendidas entre 13 e 17 anos, ficando na quarta posição, com um total de 47 medalhas.
Das conquistas, constam 19 de ouro, 16 de prata e 12 de bronze, em certame que foi vencido pelo Clube Náutico da Ilha de Luanda-Angola, com 132 medalhas no cômputo geral, das quais 57 de ouro, 43 de prata e 32 de bronze.
Ao justificar a não participação dos moçambicanos na competição de águas abertas, neste domingo, Rui Xavier frisou estar relacionado com a falta de conhecimento do local da prova e também por virem com nadadores juvenis e juniores, optando pela precaução.
Por sua vez, o responsável da delegação de Portugal, Mário Bonança, pediu maior pontualidade nas próximas edições.
O também nadador, que conquistou a medalha de ouro na prova de águas abertas, igualmente elogiou a organização pelas condições adequadas, no caso da logística, hospedagem, cronometragem electrónica, a exemplo de muitas outras competições na Europa e demais partes do mundo.
Considerou positiva a terceira posição alcançada na prova de piscina, uma vez que a equipa Lusa contou apenas com uma equipa de sénior e outra de quatro categorias.
O torneio da Cidade de Luanda contou com participação de 195 nadadores, disputado em dois dias, na piscina do Alvalade, culminado em águas abertas, na Ilha do Cabo.