Miguel Francisco Saraiva assume presidência da APF do Uíge

     Desporto              
  • Uige • Sábado, 29 Junho de 2024 | 16h06
Miguel Francisco Saraiva eleito presidente da APF do Uíge
Miguel Francisco Saraiva eleito presidente da APF do Uíge
DR

Uíge – O candidato da lista B, Miguel Saraiva, foi eleito, este sábado, novo presidente de direcção da Associação Provincial de Futebol (APF) do Uíge, com 5 votos a favor, nenhuma abstenção e sem qualquer nulo, para o ciclo olímpico 2024/2028.

Miguel Francisco Saraiva, que teve como oponente o candidato da lista A, Altino Osvaldo Sozinho, venceu por uma margem de um voto (5-4).

O acto, que decorreu nas instalações da referida associação, contou com a participação dos clubes Águias Sport Clube da Missão de Negage, ASK Dragão do Uíge, Carmona Sport Clube, Clube Desportivo do Pombo, Clube Desportivo Recreativo do Songo, Futebol Clube Grutas do Nzenzu, Futebol Clube do Uíge, Pombos Unidos e Santa Rita de Cássia.

Na lista escolhida, o destaque vai para Kinanga Filipe, eleito para o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral, e Augusto Keita, designado para o ofício de secretário-geral.

Em declarações à imprensa, o mandatário da lista vencedora, Edgar Domingos, reafirmou que vão reforçar a união, dialogar com os antigos e actuais fazedores da modalidade, com vista a engrandecer o desporto rei na província.

Por sua vez, o delegado da lista (A), Eugênio da Ressurreição, prometeu protestar os resultados do pleito, justificando que o acto foi marcado por irregularidades.

Entre vários assuntos, apontou os direitos de votos reclamados pelo Clube Desportivo do Paco e o Clube Desportivo 26 de Janeiro, que têm desenvolvido actividades desportivas nos diferentes campeonatos locais.

Recentemente, numa nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, entre os requisitos, a Comissão Eleitoral do referido processo, liderada por Maura Sobrinho, informou que somente estariam habilitados para o direito de voto os clubes que realizaram a renovação de mandatos dos órgãos sociais e participado, nos últimos dois anos, nas provas provinciais sob tutela da Associação Provincial de Futebol.

De acordo com os estatutos da APF Uíge, a lista (A) tem pela frente cinco dias para inverter os factos.

Para o presidente cessante da APF Uíge, Agostinho Neves António, não obstante as divergências de ideias, os dois dirigentes devem unir forças para fortalecer a modalidade, numa altura em que se regista uma presença consistente da região no principal campeonato nacional de futebol da primeira divisão (Girabola).

Miguel Saraiva substitui no cargo o empresário Agostinho Neves António, que ficou oito anos na cadeira máxima da associação fundada a 19 de Agosto de 1979. Entretanto, a tomada de posse está agendada para o dia 19 de Julho deste ano. JAR





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+