Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Medalhas do judo e vitórias nas Afrotaças marcam semana

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 18 Agosto de 2024 | 20h51
1 / 3
Entrega oficial da bandeira as selecções de Judo
Entrega oficial da bandeira as selecções de Judo
Walter dos Reis - ANGOP
2 / 3
Sagrada Esperança na Liga de Clubes Campeões Africanos
Sagrada Esperança na Liga de Clubes Campeões Africanos
Hélder Faienda-ANGOP
3 / 3
Jogadores do FC Bravos do Maquis
Jogadores do FC Bravos do Maquis
Laite Tito (ANGOP)

Luanda - A conquista de sete medalhas no Campeonato Africano de cadetes e juniores de judo, em ambos os sexos, nos Camarões, pela selecção de Angola, e vitórias das equipas do Sagrada Esperança e Bravos do Maquis, na abertura das Afrotaças em futebol, marcam o noticiário desportivo da semana na Agência Angola Press (ANGOP).                

Na modalidade de luta, o país logrou a proeza, em Yaoundé (Camarões), das quais três de ouro, uma de prata e três de bronze, logo no primeiro dia de competições.

Em prova, a disputar-se de 15 a 18 deste mês, arrebataram o ouro em cadetes os judocas Rosiane Alberto (-44kg), Adelino Simão (-60) e Edna Calunga (-57).O lutador Agostinho Makudila (-81kg) arrecadou a medalha de prata, enquanto que Glória Zola (-52), Ilídio Buaca (-55), Yola Piedade (-57) conseguiram o bronze.             

Em relação ao futebol, o Sagrada Esperança derrotou o Suns United das Seychelles, por 1-0, no jogo da primeira “mão” da eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos.

O único golo da partida, disputada do Estádio Cotê D'or, em St. Pierre, foi marcado por Da Banda, aos 47 minutos. O jogo da segunda “mão” acontece no próximo sábado.

Na Taça da Confederação (CAF), o Bravos do Maquis, goleou, por 3-0, ao Coastal Union da Tanzânia, em desafio decorrido no Estádio Tundavala, na cidade do Lubango, província da Huila.

O outro representante angolano, também na Taça da Confederação, é o Desportivo da Lunda Sul, que defronta apenas quarta-feira, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, o Elgeco Plus do Madagáscar. O Petro de Luanda, campeão nacional, está isento desta fase.    

No andebol, a Selecção Nacional juvenil feminina perdeu para a similar da Áustria, por 20-38, em jogo das classificativas do 25º lugar do Campeonato do Mundo de Sub-18, que decorre na China. Com este resultado, a equipa de Angola é relegada para a Taça Presidente, onde defronta, na terça-feira (20), a congénere do Chile, às 7h00.

Dos sete dias, realce ainda, a ministra da Educação, Luísa Grilo, que considerou o desporto escolar como um recurso para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas, tornando-se fundamental para a promoção da educação física no processo educativo.

Ao falar na abertura dos XII Jogos Nacionais Escolares, que decorrem até ao dia 24 deste mês, no Uíge, sob o lema “ Desporto Escolar um compromisso com todos para a construção de uma cultura de inclusão e sem violência”, a ministra reconheceu as vantagens da prática desportiva.

Lembrou que os jogos escolares visam fomentar a prática da actividade desportiva e educativa, promove a inclusão escolar e contribui para o desenvolvimento integral do aluno na sua dimensão autónoma, democrática, participativa e estimula o pleno do exercício da cidadania.

Por sua vez, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, pediu aos estudantes para  promoverem a angolanidade e o intercâmbio durante o período da competição.

Participam do evento, mais de mil atletas das 18 províncias do país, que competem nas modalidades de futebol, andebol, atletismo, voleibol e basquetebol.

O desporto adaptado, também fez eco, com o Comité Paralímpico Angolano (CPA) analisar à proposta de desmembramento do basquetebol em cadeira de rodas e do futebol para amputados, durante a sua Assembleia-geral Ordinária, na sede da instituição, no Complexo da Cidadela, em Luanda.

A organização procura, com este passo, conformar os estatutos internos ao das respectivas Confederações Africanas e Internacionais, que orientam funcionamento autónomo das modalidades, ao contrário do actual modelo em que são dependentes do órgão reitor nacional.

O objectivo é desmembrar todas as modalidades por via da constituição de associações e federações, tal como ocorre no Comité Olímpico Angolano (COA), onde esta assume apenas a responsabilidade de organizar em situações de Jogos Olímpicos.

Na reunião magna, os delegados das 18 províncias do país também discutiram o relatório e contas para posterior aprovação, além da apresentação da lista de candidatos para as eleições do quadriénio 2024-28, marcado para Novembro. VAB





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+