Mbanza Kongo – Mbalazau Lumbanzi foi confirmado esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, como presidente da Associação Provincial de Futebol (APF), na província do Zaire, após realização da segunda volta de eleições.
Candidato da lista B, Mbalazau Lumbanzi, que vai dirigir este órgão reitor de futebol na província no quinquénio 2024/2029, viu a sua vitória anulada, por alegadas irregularidades verificadas no pleito realizado no último fim-de-semana, na cidade de Mbanza Kongo.
Na primeira volta, os resultados ditaram um empate com o candidato da lista A, Paulo Agostinho Estêvão (4 votos cada), mas a Comissão Eleitoral da APF decidiu declarar o candidato da lista B como vencedor.
Inconformado com os resultados, Paulo Agostinho Estêvão (lista A) apresentou um pedido de impugnação, que foi aceite pela APF, nos termos da Lei das Associações Desportivas que prevê a repetição do acto eleitoral no caso de um empate entre as listas mais votadas.
Para esta segunda volta do pleito, Mbalazau Lumbanzi conquistou cinco votos dos associados, ao passo que o seu oponente obteve dois votos dos sete clubes elegíveis.
Na ocasião, Paulo Agostinho Estêvão, candidato da lista A enalteceu a abertura democrática na APF/Zaire, tendo felicitado o vencedor, frisando que a verdade desportiva foi reposta.
Por sua vez, a lista B, representada pela sua vice-presidente para a área financeira, Cecília Chibinda, prometeu trabalhar para que as acções constantes no manifesto eleitoral sejam cumpridas durante o mandato.
O presidente da Comissão Eleitoral da APF, Osvaldo Benjamim, disse que o acto serviu para corrigir as irregularidades verificadas no escrutínio passado, por se adoptar o critério da selecção do vencedor depois de um empate.
“Reconhecemos o erro e repomos a verdade, tal como prevê a lei”, assinalou.
Participaram no processo eleitoral, sete clubes, nomeadamente São Salvador do Kongo, Atlético Martins Kidito, Grupo Desportivo Progresso Associação do Zaire, Clube Desportivo do Zaire, Sakundenga Paciência Futebol Clube, Kinkosi Futebol Clube e Kaka e Filhos Futebol Clube. DA/JL