Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mateus José – o improvável que se afirma no xadrez angolano

     Desporto              
  • Moxico • Quarta, 18 Setembro de 2024 | 23h23
Mateus José- xadrezista em ascensão
Mateus José- xadrezista em ascensão
Cedida

Xadrez – Com a conclusão da 4ª edição da Taça Manguxi, ganha, em 17 de Setembro, por Laurindo Missengo, agora bi-campeão, a prova do “desporto-ciência” mostrou e comprovou o talento, a inteligência e perspicácia de uma futura estrela angolana: o menino Mateus Sula José.

Tido como outsider, Mateus José conquistou a animadora segunda posição da Taça Manguxi, com 5,5 pontos, prova vencida pelo Laurindo Missengo, três vezes campeão provincial absoluto, contando com oito participantes, o campeão provincial em título incluído (Donaldo Dikson).

Mateus José relegou, inacreditavelmente, para 4ª posição, contra todas as previsões, até para os xadrezistas que têm a concentração e probabilidades como foco o temível campeão provincial Donaldo Dikson, conhecido pelas jogadas de um xadrez mais "conservador".

Actualmente tem 14 anos de idade, mas Mateus José enveredou para o xadrez há três anos. Com os seus 11 anos já "brilhava" no primeiro Campeonato Nacional em sub-12, em 2022, em que conquistou quatro pontos e fixou-se na 23ª posição, num cômputo de 37 competidores. 

Mateus José encaixou-se rapidamente nesse complexo e poderoso exercício cerebral, de criatividade e comunicação chamado xadrez.

Ainda com uma longa carreira pela frente, o adolescente do bairro Kwenha, o mais antigo a sul do Luena, nunca sonhou em jogar xadrez e atingir o invejável “top 100” dos xadrezistas do país, ou ainda no “número 1” em Angola, na categoria sub-14, número 3, no sub-16, e 5º do sub-18.

A partir do “ABC” xadrez, programa da Associação Provincial da Modalidade, lançado em Outubro de 2021, que descobre talentos e os molda para a competividade, Mateus José praticou e “roeu” os tabuleiros e é assim que chegou em 2022 aos 100 melhores xadrezistas do país, ainda com 14 anos.

Há quem diga que Mateus José nasceu para o xadrez, pois desenvolveu raciocínio matemático, pensamento crítico, imaginação e criatividade dando-lhe competências, para agora jogar em igual circunstâncias com os até invencíveis da região leste.   

A primeira vitória de Mateus José ante a um “peso-pesado” da província, no caso o segundo melhor jogador da região leste, tri-campeão provincial e vencedor de duas Taças Manguxi, Laurindo Missengo, mostrou o quão se desenvolve a “todo o vapor” o estímulo da concentração e foco de Mateus José pelo xadrez. 

Dono de arriscadas e agressivas jogadas e com um faro apurado da optimização da paciência, foi sob esse signo que Mateus José conseguiu a sua primeira vitória diante de um papão, o Laurindo Missengo, embora tenha sido na variante clássica da defesa Pirc no Torneio Internacional Nelson Mandela.

Mateus José, 93º colocado do Ranking FIDE, tem uma força internacional de jogo de 1799 contra 1931 de Laurindo Missengo (42º), mesmo assim não se intimidou contra o adversário senior, dando réplica competitiva e de equilíbrio.

Contudo, com Donaldo Dikson foi diferente, na 4ª ronda da Taça Manguxi, Mateus José disputou um duelo que se assemelhava ao de um Grande Mestre e ganhou-o com muita competência, inteligência e habilidade táctica.    

Se, por um lado, a Taça Manguxi consolidou a posição de Laurindo Missengo como um dos melhores na província, ao fazer o pleno (sete jogos e igual número de vitórias), de igual modo fez nascer um novo líder, que pode fazer história nos próximos quatros anos ainda na categoria de juvenis: Mateus José.

A grande decepção da prova, foi o bi-campeão provincial, Donaldo Dikson que se quedou num humilhante 5º lugar, contra todas as expectativas, se se ter em contra que se trata do arqui-rival de Laurindo Missengo.

Classificação Final do torneio Maunguxi

 1. Laurindo Missengo – 7 pontos

 2. Mateus José - 5,5 pts

 3. Muzangueno Alione - 4,5 pts

 4. Amilton de Sousa – 4 pts

 5. Donaldo Dikson - 4 pts

6. Jeovana Clauriana – 1 pts

7. Isaias Muquissi – 1 pts

8. Estevão Angolar - 1 pts YD

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+