Luena – O Bravos do Maquis conquistou, esta sexta-feira, no Luena, provincial do Moxico, 11 medalhas de ouro na II edição do torneio de judo infantil masculino e feminino, denominado "Taça Judoquinha".
O Bravos dos Maquis conquistou os troféus mercê da boa prestação dos judocas David Mupila e Ilustre Terese, ambos na categoriad e 20 quilogramas, José João (28 kg), Perola Santos (32 kg), Pauloa lcides (34 kg), Edinho Pedro (36 kg) e Priscila Adão (38 kg).
No mesmo sentido, Evaristo Alcides foi o vencedor dos 46 kg, Lukenia Despique (48 kg), Muata Josefe (55 kg) e Salvador Gomes de 60 quilogramas.
Após esta conquista, o Bravos do Maquis destronou a Academia Perigo, vencedora da I edição, nas categorias de 35, 50 e 56 quilogramas, tendo ficado na segunda posição do torneio, com quatro medalhas de ouro.
A equipa 22 de Novembro ficou na terceira posição com duas medalhas.
Em declarações à ANGOP, o presidente da Associação provincial de Judo, Osvaldo Paiva Zangata, considerou positivo o torneio, tendo em conta o desempenho dos petizes durante as lutas.
Acrescentou que a "Taça Judoquinha" serviu de base para o aprimoramento de aspectos tácticos e técnicos, para garantir melhor participação no campeonato nacional de juniores e cadetes, a decorrer em Novembro do ano em curso, na província do Uíge.
A competição, de carácter solidário, serviu também para angariar bens não perecíveis, que serão distribuídos aos centros de acolhimentos da cidade do Luena.
No torneio participaram 76 crianças dos cinco aos 15 anos de idade, em ambos os sexos, de oito academias e clubes, nomeadamente, Bravos do Maquis, 22 de Novembro, Jovens de Hoje, o Perigo, Vila Luso, Coliseu, Dragão Sai Fogo, Familia Sardinha.
A Associação Provincial de Judo no Moxico controla 380 judocas, distribuídos na sede provincial (Moxico), Luacano, Luau e Cameia. LTY/TC/YD