Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Luvumbo "operário" no terceiro triunfo de Angola

     Desporto              
  • Luanda • Sábado, 12 Outubro de 2024 | 18h11
Zito Luvumbo (segundo à direita na segunda fila)
Zito Luvumbo (segundo à direita na segunda fila)
Nelson Malamba-ANGOP

Luanda - Zito Luvumbo foi na noite de sexta-feira das melhores unidades na vitória da Selecção Nacional (Palancas Negras), por 2-0, ante o Níger, no apuramento ao Campeonato Africano (CAN) em 2025, em Marrocos.

Nas duas partidas anteriores diante do Ghana (1-0) e do Sudão (2-1) entrou na condição de suplente, mas contra os nigerinos, como titular, foi dos mais irreverentes ao longo do jogo até ser rendido aos 71` por Milson.

NEBLÚ: Senhor e dono da baliza nos últimos anos, mostrou confiança tendo aos 21 minutos saído com determinação para corrigir um lapso do central Gaspar. 

Voltou a ser determinante aos 34`, numa noite de pouco trabalho dada a postura defensiva do adversário.

DAVID CARMO: Igual a si mesmo na defesa, não comprometeu, estando presente sempre que necessário na sua função. Foi determinante na saída da bola para o ataque.

Viu o cartão amarelo aos 27` e acabou substituído aos 54`, por Gelson Dala, por opção técnica, numa altura em que Angola precisava melhorar o ataque na procura do golo.

BASTOS QUISSANGA: Imperial no centro da defesa numa exibição que é normal em si. Jogou sem cerimónia e várias vezes subiu para ajudar o ataque.

É um atleta que joga com raça e dos que mais comunica com os colegas em campo.

KIALONDA GASPAR: Visível no primeiro lance de ataque do Palancas Negras, o defesa central voltou a estar em alta aos 32 minutos, com um forte cabeceamento, mas para a lateral.

Foi compensado muitas vezes quando aflito em lances de iminente golo.

RUI MODESTO: Em noite de estreia num jogo oficial em Angola, fez algumas faltas cirúrgicas, uma das quais lhe custou o cartão amarelo, aos 57`.

SANDRO CRUZ: Algo incerto quer a trabalhar na saída da bola, como para o ataque, esteve bem nas dobras.

RANDY NTEKA: Obteve melhor exibição nas duas partidas anteriores. Contra os nigerinos esteve pouco assertivo no ataque do combinado nacional.

No entanto, foi dos mais voluntariosos até ser substituído aos 54`por Maestro.

FREDY: Igual a si mesmo, o capitão dos Palancas Negras foi um verdadeiro líder, mas demonstrou cansaço na última etapa da partida.

SHOW: Fez jus ao nome. Liderou o meio-campo, dominou as dobras e deu corpo ao sector intermédio, numa exibição das melhores nos últimos tempos, após o CAN`2023, disputado em 2024, na Côte d`Ivoire.

MABULULU: Dono do ataque, marcou aos 75 minutos, de grande penalidade, e cinco minutos depois esteve prestes a marcar o segundo.Foi, como sempre, peça fundamental no ataque.

PEDRO BONDO: Dos poucos “girabolistas” que tem merecido a confiança da equipa técnica nacional, foi assertivo nas suas intervenções ao entrar em jogo para render Sandro Cruz, aos 46 minutos.

Viu o cartão amarelo aos 78 minutos, por choque com um oponente, considerado faltoso pela equipa de arbitragem.

MAESTRO: Desta vez não comandou a sua banda para o espectáculo pretendido. A nota é regular.

GELSON DALA: Uma estrela de se fazer a vénia. A recuperar de uma lesão, não foi titular por conta disso.

Revolucionou o ataque com acções colectivas, individuais e esteve envolvido nos dois golos até sentir uma dor e ser substituído por precaução.

Foi  devidamente ovacionado pelos cerca de 45 mil espectadores presentes no estádio 11 de Novembro.

MILSON: Só sabe jogar bem nesta campanha. No primeiro contacto com a bola provocou a grande penalidade para o golo inaugural de Mabululu, aos 75 minutos.

Em grande no seu clube, o Estrela Vermelha de Belgrado, o suplente de "luxo" marcou mesmo o segundo tento de Angola aos 85`.

GIBELÉ: Substituiu Gelson Dala aos 87 minutos, quando Angola já vencia por 2-0 e dominava o adversário.

Muito aplaudido pelo público, cumpriu com o seu papel de desestabilizar as defesas contrárias, com seus dribles estonteantes. É, sem dúvida, o atleta mais popular dos Palancas Negras. WR/MC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+