Cuito – Cinquenta e sete candidatos à arbitragem de Karaté-dó da região centro do país, entre juízes e oficiais de mesa, concluíram com êxito o curso básico ministrado no passado dia 18, na cidade do Cuito, província do Bié, pela Federação Angolana da modalidade.
De acordo com os resultados de avaliação dos testes teóricos e práticos dos candidatos, revelados hoje, domingo, à ANGOP, pela presidente do Conselho de Arbitragem da referida federação, entre os apurados, 33 são oficiais de mesa e
24 são juízes.
Lembrou que o curso, realizado no âmbito do primeiro campeonato regional sénior em ambas classes (masculino e feminino), que a cidade do Cuito acolheu no passado domingo (19/01), contou inicialmente com 67 candidatos.
Destes, informou que seis reprovaram como oficiais de mesa e quatro como juízes.
Apesar dos dez reprovados, considerou que o número dos aptos constitui um ganho substancial para Conselho de Arbitragem, que enfrentava escassez de profissionais para cobrir, na totalidade, as competições que são realizadas pela federação e as associações provinciais.
Informou que, para além destes, o Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Karaté-dó já formou, no final do ano passado, outros 40 na província do Uíge, destinados para a região norte.
Segundo a divisão administrativa da Federação Angolana de Karaté-dó, a região centro de Angola compreende as províncias do Bié, Cuanza Sul, Malanje, Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul.
Com excepção da Lunda Sul, por razões desconhecidas, as restantes participaram no primeiro campeonato regional ganho pela província do Cuanza Sul, em masculino, ao passo que o Bié sagrou-se campeã em feminino. VKY/PLB