Luena - O presidente da Federação de Karaté-Dó (FAKD), Félix Simões Ferreira, considerou, neste domingo, histórica a 32ª edição do Campeonato Nacional de Karaté-Dó, decorrida no Luena, de 2 a 4 de Agosto.
Esta edição, a primeira realizada na Região Leste do país, contou com a participação de mais de 100 atletas das províncias de Cabinda, Lunda-Norte, Uíge, Bengo, Luanda, Cuanza-Sul, Benguela, Huíla, Huambo, Bié e Cuando-Cubango, além do Moxico.
Em declarações à imprensa, no desfecho do campeonato, o presidente da FADK elogiou a província anfitriã, por ser uma mola impulsionadora da modalidade no país, sobretudo em masculino.
O dirigente destacou também a moldura humana que se deslocou ao pavilhão GimnoDesportivo que dinamizou o evento.
"A competição em si deixará uma lembrança muito grande", disse.
Informou que, em breve, a federação vai anunciar o palco da 33ª edição do Campeonato Nacional, bem como os atletas que vão participar no africano de Sub-21.
O Grupo Desportivo da Banca de Luanda foi o vencedor do Campeonato Nacional, revalidando o título em masculino e em feminino.
Os mais de 10 atletas da Banca venceram seus oponentes do Sporting Clube de Luanda, que ficou em segundo lugar, e Misto do Cuando-Cubango, em terceiro.
No sistema de Kata (demonstração de técnica) a prova foi vencida pela selecção do Huambo "A", enquanto o Núcleo Shokokai obteve maior número de medalhas de ouro, um total de sete, em termos colectivos.LTY/TC