Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Judocas do Huambo com falta de materiais de treino

     Desporto              
  • Huambo • Quinta, 17 Outubro de 2024 | 13h37
Presidente da Associação de Judo na província do Huambo, Bartolomeu Rodrigues
Presidente da Associação de Judo na província do Huambo, Bartolomeu Rodrigues
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – A falta de infra-estruturas e materiais de treino constam entre as principais dificuldades dos judocas da província do Huambo, informou, esta quinta-feira, o presidente da Associação provincial da modalidade nesta região, Bartolomeu Rodrigues.

O responsável falava à imprensa, depois de ser recebido em audiência pelo governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, que serviu para apresentar as 12 medalhas conquistadas pelos atletas locais no Campeonato Nacional de cadetes e juniores, disputado na Huíla, de 4 a 6 do corrente mês.

Trata-se 26 atletas participantes na prova, dos quais 12 foram medalhadas, sendo quatro de ouro, duas de prata e cinco de bronze, nos pesos de 40 a 66 quilogramas.

Na ocasião, Bartolomeu Rodrigues disse que os materiais de judo são muito caros e, na sua maioria, os atletas locais são de baixa camada e não têm recursos financeiros para contribuir na aquisição destes meios, principalmente, os tapetes.

Lamentou o facto de muitas equipas treinarem em tapetes de palha e lonas, daí que estão a ser feitos esforços para melhorar as condições actuais de treino.

No domínio das infra-estruturas, disse que são quase inexistentes, pois em algumas academias os atletas treinam ao ar livre, enquanto noutras de património do Estado, estão sem cobertura e, quando está a chover, dificulta os treinos.

Apesar disso, Bartolomeu Rodrigues disse que a província do Huambo esteve muito bem no Campeonato Nacional de cadetes e juniores, disputado na Huíla, com o desempenho considerável dos 26 atletas, no cômputo geral, daí a conquista das 12 medalhas.

Por seu turno, o director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da província do Huambo, Jeremias Piedade, reconheceu o empenho e trabalho dos atletas para a valorização e desenvolvimento da modalidade na região.

Disse que sempre existiu apoio institucional do Governo para o judo e outras modalidades desportivas, com o objectivo de se abrir mais academias nas escolas e outros locais, com foco na massificação

A Associação de Judo na província controla mais de 30 academias, com pelo menos 400 atletas. ZZN/ALH

 



Tags


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+