Malanje- O reforço da capacitação dos treinadores é o foco do novo corpo directivo da Associação Provincial de Judo de Malanje para o ciclo olímpico 2024-2028, tendo em vista a melhoria da performance dos atletas nas competições nacionais e internacionais.
A intenção foi manifestada hoje, domingo, pelo presidente de direcção da agremiação, Manuel Massunga, frisando que, a par da formação dos técnicos, tencionam massificar a modalidade a nível dos municípios e por meio disso contribuir no combate à criminalidade.
Nesta altura, apenas três dos 14 municípios de Malanje contam com escolas e clubes de judo, nomeadamente o de Malanje, Cacuso e Calandula.
Outra aposta, segundo o responsável, passa pela viabilização da construção de um centro de treinamento, projecto que tem o apoio de academias brasileiras e que anda há muito engavetado por questões burocráticas.
Com isso, acrescentou, pretende-se dar maior dignidade aos atletas na província e evitar que pratiquem a modalidade em locais inadequados.
Manuel Massunga foi eleito sábado presidente de direcção da Associação Provincial de Xadrez, substituindo no cargo Rolando Cabeia.
Actualmente, a agremiação controla 26 clubes, sete escolas e cerca de 40 atletas. ACC/PBC