Lubango – João Chivinda Dembele Ngalangunga foi eleito, na quinta-feira, presidente da Associação Provincial de Boxe da Huíla (APBOXEH), para o quadriénio 2024-2028.
O candidato que substitui Daniel Kabango “Lussa”, falecido em 2023, e concorreu com lista única, tendo vencido com quatro pontos a favor, correspondente a igual número de equipas votantes.
Falando à ANGOP, após o escrutínio, o presidente eleito definiu, entre várias prioridades, a massificação da modalidade em todos escalões, a aposta no género feminino e na formação do dirigismo no boxe.
Apontou, igualmente, a capacitação e formação de técnicos e árbitros para garantir um rápido desenvolvimento qualitativo de atletas na região, bem como prestar maior atenção ao apoio técnico pedagógico e organizativo aos clubes.
Fez saber que, neste período, a associação vai desdobrar-se em mobilizar financiamentos para a compra de materiais de boxe, com vista a massificar a modalidade.
A Assembleia-geral tem como membros, João Barros (presidente), Mbanzikila Simão e Lídia Ângela Tembo, vice-presidente e secretário, respectivamente. JT/MS