Ndalatando - O Governo Provincial do Cuanza-Norte reafirmou hoje (quinta-feira), em Ndalatando, o compromisso com o fortalecimento do desporto em todos os níveis, desde as bases escolares até às competições de alto rendimento.
De acordo com o vice-governador para o Sector Técnico e Infra-Estruturas, Michel Lusolo, o Governo reconhece o desporto, não só pelo seu valor lúdico, mas, sobretudo, por ser um instrumento de educação, disciplina, superação e inclusão social.
O responsável, que falava no acto de abertura das festividades em alusão ao Dia Nacional dos Desportos, que hoje se comemora, afirmou que constam ainda das estratégias do Governo local continuar a fomentar programas que promovam a inclusão, com especial atenção às mulheres, crianças e pessoas com deficiência.
Reiterou também que o Governo Provincial vai continuar a trabalhar em parceria com instituições nacionais e internacionais para alavancar o desporto e o utilizar com veículo de transformação social e de promoção do desenvolvimento sustentável.
O vice- governador destacou a separação das pastas de Cultura, Turismo e Juventude e Desporto , fruto da nova Divisão Política e Administrativa do país.
Para o gestor público, esta divisão vai permitir uma gestão mais especializada e eficiente nas duas áreas, assinalando que está reorganização reflete a visão estratégica do Governo que entende que os dois sectores (Cultura e Desporto) desempenham papéis cruciais na comunidade.
Com a nomeação de um director provincial, observou, que vele especificamente pela Juventude e Desporto será imprimida uma nova dinâmica na capacidade interventiva e execução das políticas deste sector na província.
A cerimónia de abertura das actividades para assinalar a efémeride contou com demonstrações de jogos de Badminton e de Esgrima.
O programa de actividades em alusão ao Dia da Cultura Nacional prevê ainda a realização de uma caminhada comunitária e corrida de rua, demonstrações desportivas e jogos provinciais de integração. IMA