Dundo - A governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, anunciou esta quarta-feira, o reinício das obras do Pavilhão Multiuso do Chitato, em 2024.
A governante fez este anúncio durante a reunião ordinária do Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social , assegurando que as acordos com o empreiteiro já estão avançados e o reinício da empreitada paralisada em 2016, por questões financeiras será definitivo.
Segundo Deolinda Vilarinho, o novo acordo prevê, para além da conclusão das obras, a construção de quadras polidesportivas ao redor do pavilhão, para a massificação do desporto comunitário.
Fez saber que a empresa construtora já se encontra no Dundo a criar as condições para o reinício da empreitada nas datas previstas.
Inicialmente orçado em USD 18 milhões, o projecto executado na ordem dos 55 por cento está implantado numa área de 6.464 metros quadrados, no distrito urbano do Mussungue, nas imediações da centralidade do Dundo.
A construção do imóvel constitui-se em "tábua" de salvação para a tão almejada massificação das modalidades de sala como o basquetebol, voleibol, andebol e futsal.
Trata-se de um pavilhão com três pisos, projectado para albergar três mil e 70 espectadores (3.070) com uma arena, dois camarotes, área de imprensa, um parque de estacionamento para 2.100 viaturas, dois balneários e sala de conferência de imprensa.
Segundo apurou à ANGOP, até a paralisação das obras , foram já pagos USD 11 milhões.
Já foram executadas a estrutura, bancadas, quadra de jogos, balneários, camarotes, salas de imprensa, asfaltagem da via de acesso ao pavilhão e lojas.
Falta concluir os pilares, parte da alvenaria, estrutura metálica, rede de combate ao incêndio, rede eléctrica, esgotos, parque de estacionamento, reboque, aplicação do pavimento multiuso e tecto.JVL/HD