Caála – O Petro de Luanda, campeão em título, apurou-se hoje, segunda-feira, para as meias-finais da Taça de Angola em futebol, ao derrotar o Recreativo da Caála, por 2-1,
O golo que garantiu o trunfo do Petro. no encontro disputado na Caála, província do Huambo, foi marcado por Pedro Pinto, aos 88 minutos.
Os petrolíferos destacaram-se no meio campo com intervenções sucessivas de Tiago Azulão, Anderson, Megue, Maya e Job ante a um adversário, que apesar de jogar em casa, entrou apático e só não sofreu mais golos por alguma sorte, sobretudo na etapa inicial.
Aos 27 minutos, os tricolores abriram o activo por intermédio de Tiago Azulão, de grande penalidade, a castigar derrube de Putchú sobre Maya, na grande área.
Em vantagem, os pupilos de Alexandre Santos assumiram as rédeas do desafio , e criaram várias situações de golo, com Tiago Azulão a protagonizar as jogadas de maior perigo junto à baliza adversária.
Apesar do sufoco, o Recreativo da Caála aguentou a pressão até ao intervalo, mesmo em desvantagem no marcador (0-1).
No reatamento, assistiu-se a mudança de paradigma, com o Caála a comandar o desafio, enquanto o Petro recuava e foi fazendo jogadas de contenção de bola.
O golo da igualdade surgiu aos 59 minutos, por Deco, ao desviar de cabeça ao cruzamento de Joca, na sequência da maior pressão ao último reduto dos petrolíferos.
Com o empate no placard, os contendores relaxaram. Contudo, era o Petro que mais perigo levava a baliza contrária, por intermédio de Tiago Azulão e Cleison, porém sem sucesso.
O inesperado para a Caála, que jogava já para a marcação de grandes penalidades, aconteceu aos 88 minutos, quando o central Pedro Pinto apareceu na área e desviou de cabeça um cruzamento de Cleison, na sequência de um livre directo, confirmando a presença do Petro de Luanda nas meias-finais da prova.
O Petro defronta nas meias-finais o Sagrada Esperança da Lunda Norte, na próxima quinta-feira.
O vencedor vai medir forças, na final, com o Desportivo da Huíla, no dia 12, na cidade do Lubango.