Saurimo – Duzentos e quatro efectivos da Delegação Provincial do Ministério do Interior (Minint), vão garantir o asseguramento do “derbi" do Leste, entre o Desportivo da Lunda-Sul e o Sagrada Esperança, em jogo de acerto da 6ª jornada do Campeonato Nacional de futebol "Girabola2023-24".
O segundo comandante provincial da Polícia Nacional (PN) na Lunda-Sul, Carlos Mota, além do efectivo dos distintos órgãos do Minint, acrescentam-se como força de reserva mais 100 agentes da Polícia de Intervenção Rápida (PIR).
Disse que a natureza da acção policial é de garantir um clima de ordem, tranquilidade e paz antes, durante e depois do espectáculo de futebol.
Sublinhou que os efectivos far-se-ão portar daquilo que são os meios orgânicos das diferentes especialidades, e de uma forma geral estão garantidos todos os pressupostos para que haja "fair-play" no decorrer do jogo.
Fez saber que, como inovação, serão criados mecanismos para que as vendas de (refrigerante, águas e quitutes da região), sejam feitas na parte exterior da zona neutra, para se evitar pequenos aglomerados nestes locais.
Apelou aos adeptos das duas equipas a manterem o fair-play, em função da rivalidade existente entre os dois conjuntos da região Leste, de angola, evitando transportar para o campo objectos cortantes (facas, lâminas, tesoura, navalha, paus, garrafas de vidro, talheres e outros), que utilizados contra outrem sirvam de autênticas armas, colocando em risco a vida do próximo.
O Desportivo da Lunda-Sul é o líder do campeonato com 32 pontos, enquanto o Sagrada Esperança (3º com 30 pts).
QB/JW/MC