Saurimo – A Fundação Brilhante investiu 30 milhões de kwanzas ao longo dos últimos dez meses para a massificação do andebol na Região Leste do país, segundo o director de projectos da organização na Lunda Sul, Flávio Fernandes.
Em declarações à ANGOP, no quadro dos trabalhos desenvolvidos de Janeiro até à data, disse que os apoios consubstanciam-se em disponibilização de equipamentos, produtos higiénicos e deslocações para os Campeonatos Nacionais, num convénio rubricado com a Federação Angolana de Andebol.
Para o presidente da Associação Provincial de Ginástica da Lunda-Sul (APGLS), Hélder Cambolo, os apoios recebidos da Fundação Brilhante têm-se traduzido na conquista de vários troféus.
Referiu que a modalidade é praticada desde os anos 90 e que de lá para cá muitas conquistas a província teve, daí que, convida empresários e distintas figuras a contribuírem com o que podem para que a modalidade tenha rumo.
Apontou como principais dificuldades a falta de transporte e um espaço digno para treinos, uma vez que o actual disponibilizado não oferece condições adequadas.
Hélder Cambolo afirmou que, além da ginástica, a região possui atletas de bom nível competitivo nas especialidades de salto, aeróbia, rítmica e tumbling, em ambos os sexos, nos escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores, com um total de 250 atletas, distribuídos em quatro clubes.
Durante o ano em curso a Associação Provincial de Ginástica conquistou 12 troféus.
EM/JW/MC