Luanda – Após curta passagem pelo Orlando Pirates, da África do Sul, cujo vínculo contractual termina em 2027, o angolano Deivi Vieira "Gibelé” regressou domingo ao país para voltar a evoluir pela equipa de origem, o Petro de Luanda.
O atleta, que regressa por empréstimo, foi recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, na capital do país, por dirigentes do clube “tricolor” e dezenas de adeptos, confirmando a sua popularidade no futebol nacional.
Na formação sul-africana, o médio ofensivo de 23 anos de idade usufruiu de poucas oportunidades, somando apenas 12 jogos e 323 minutos em campo.
“Gibelé” foi oficialmente vendido ao Orlando Pirates por 600 mil dólares em Junho de 2024 e passou a auferir na sua nova equipa um salário anual de 150 mil dólares, equivalente a 12.500 mil USD por mês (um dólar equivale a 913,50 kz).
O Petro, líder do Campeonato Nacional de Futebol “Girabola2024-25”, com 33 pontos, procura ajustar o plantel tendo em conta a segunda volta da competição em 19 de Fevereiro próximo.
A chegada do jogador é vista como essencial para suprir as lacunas ofensivas da equipa, especialmente após o empréstimo de Bryan Róchez e a possível saída do extremo Valter Zacarias.
Ao serviço do Petro conquistou dois Girabola, duas Taças de Angola, e marcou presença por diversas ocasiões na Liga dos Campeões e na 1.ª edição da Superliga Africana.
Pela Selecção Nacional notabilizou-se no CAN`2023 (disputou-se em Janeiro de 2024), decorrido na Côte d`Ivoire, onde Angola alcançou os quartos-de-final, além de uma participação das mais notáveis do seu histórico na maior prova continental. MC