Futsal integra FAF no mandato do quadriénio de 2024-2028

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 03 Setembro de 2024 | 21h43
1 / 3
Presidente da Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA), Manuel Silvestre
Presidente da Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA), Manuel Silvestre
Nelson Malamba - ANGOP
2 / 3
Selecção Nacional de Futsal
Selecção Nacional de Futsal
DR
3 / 3
Logotipo da Federação Angolana de Futebol ´FAF`
Logotipo da Federação Angolana de Futebol ´FAF`
Francisco Miúdo-ANGOP

Luanda - O presidente da Federação Angolana de Futsal (FAFUSA), Manuel Patrício, confirmou hoje (terça-feira), em Luanda, a integração da modalidade na Federação Angolana de Futebol (FAF), após a eleição da direcção para o quadriénio 2024-2028.

Em grande entrevista à ANGOP, a ser publicada na íntegra proximamente, na qual  falou sobre o “estado actual do futsal” e a participação da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de Uzbequistão, o dirigente afirmou que o processo decorre de forma positiva e consensual, para a sua concretização como previsto.    

Acrescentou que o processo, aguardado há mais de seis anos, acontecerá com o líder da FAFUSA a ocupar o posto de vogal da FAF, com o “poder” sobre o futsal.

Reforçou que este procedimento está quase concluído a nível das Associações Provinciais de Futebol (APF), em que, após os pleitos eleitorais, os responsáveis do futsal ocupam os lugares nas referidas direcções, o que confirma o início desta mudança.

A nível da federação, particularizou que, o titular a ser enquadrado no corpo directivo da FAF será encontrado numa assembleia, com os membros e associados do futsal, para a escolha do representante, que se espera administrativo nesta fase.

No seu entender, trata-se de um casamento que permitirá, além da fatia proveniente do Orçamento Geral do Estado (OGE), beneficiar dos patrocínios da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o que dará para formar mais treinadores e árbitros desta disciplina.

Por outro lado, dará o acesso aos apoios da FIFA, para o desenvolvimento do futsal, que nunca teve antes, pelo facto de o órgão reitor mundial não reconhecer muitas federações de futebol num único país.

Manuel Patrício, explicou ainda que este novo cenário promoverá o sector com mais dinâmica e organização, dando também mais condições em termos de preparação das diversas selecções, diferente do que se registou até ao momento.

As eleições para os novos órgãos sociais da FAF, para o quadriénio  2024/2028, estão marcadas para o próximo dia 30 de Novembro. Em relação às APF, os pleitos acontecem antes do da FAF.        

O Futebol de salão, abreviadamente Futsal, é praticado em todo o país, com registo oficial em 16 províncias. JAD/VAB



Tags


Notícias de Interesse

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h37

Resenha internacional da semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+