Cuito – O jogo de acerto à 21ª jornada do Campeonato Nacional de futebol (Girabola2020/2021) entre o Cuando Cubango FC e Recreativo do Libolo, marcado para hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, não se efectivou por a formação de Calulo suspeitar dos testes da covid-19 apresentados pelo adversário.
O Cuando Cubango, que faz os seus jogos do Girabola no campo dos Eucaliptos (Cuito), apresentou-se esta tarde com os resultados dos testes averbados nas fichas do dia 1 do corrente mês, o que causou suspeição por parte dos libolenses.
Na ocasião, o médico Covid-19 da Federação Angolana de Futebol (FAF), João Menezes, assegurou que toda equipa do Cuando Cubango testou e que os resultados foram negativos.
A organização do encontro ainda fez diligências para que o mesmo acontecesse, solicitando testes ao gabinete provincial da saúde, que enviou uma equipa para o efeito.
Apesar da nova testagem, com resultados negativos, ainda assim o Libolo manteve a sua posição de não jogar.
O técnico português Paulo Torres, em declarações à imprensa, afirmou que a decisão visou evitar colocar em risco a vida de todos os intervenientes.
Já o vogal de direcção do Cuando Cubango FC, Adelino Pessela, reprovou a atitude do adversário, por ter desrespeitado a idoneidade das autoridades sanitárias.
O comissário ao jogo, Luís Manuel João, referiu que o assunto será encaminhado para o Conselho Técnico da Federação Angolana de Futebol, para a decisão final.
O Cuando Cubango ocupa a 14ª posição do Campeonato Nacional de futebol, com 25 pontos, enquanto o Libolo está em décimo, com 28.
A prova é liderada pelo Petro de Luanda, com 63 pontos.